Felipe Meligeni escreveu um novo capítulo na história do Rio Open ao se tornar o primeiro brasileiro a avançar do qualifying para a chave principal do torneio, marcando um momento emblemático na véspera de seu 26º aniversário. O tenista assegurou sua vaga ao derrotar o argentino Juan Manuel Cerúndolo em uma vitória convincente por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (8/6), no domingo (18).
Enquanto Meligeni celebrava seu sucesso, Matheus Pucinelli enfrentou um destino diferente. O jovem paulista de 22 anos foi superado pelo francês Corentin Moutet, não avançando para a chave principal após uma derrota por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3.
Este marco na carreira de Felipe Meligeni coloca-o ao lado de outros quatro brasileiros que também competirão no Rio Open, debatendo-se na 10ª edição deste prestigiado torneio. Thiago Monteiro, Thiago Wild, Gustavo Heide e João Fonseca já estavam confirmados, aumentando para cinco o total de participantes brasileiros na competição.
A primeira rodada da chave principal promete encontros intensos para os atletas brasileiros, destacando-se a partida de Felipe Meligeni contra o argentino Pedro Cachin. Outros confrontos incluem o embate de Thiago Monteiro contra o espanhol Carlos Alcaraz, João Fonseca medindo forças contra o francês Arthur Fils, Thiago Wild enfrentando o chileno Alejandro Tabilo e Gustavo Heide disputando contra Tomas Barrios Vera, também do Chile.