A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escolheu o experiente treinador Fernando Diniz para comandar a seleção brasileira de forma interina, conforme informações divulgadas pelo portal ge. O profissional assumirá o cargo até que o italiano Carlo Ancelotti, atual técnico do Real Madrid, esteja disponível para a função.
O contrato de Diniz terá duração de seis meses a um ano, com a duração final dependendo da disponibilidade de Ancelotti para deixar o Real Madrid. Para obter a liberação de Diniz, a CBF negociou com a diretoria do Fluminense, clube atualmente comandado por Diniz. O acordo prevê que Fernando Diniz concilie a liderança das duas equipes e se apresente à seleção nas datas FIFA.
Desde o término do mandato de Tite após a última Copa do Mundo, o Brasil estava sob o comando interino de Ramon Menezes, técnico da seleção sub-20. Se confirmado, o primeiro desafio de Diniz como treinador da seleção será a estreia nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026. O primeiro confronto ocorrerá no dia 4 de setembro, contra a Bolívia, em território brasileiro, em local ainda a ser definido. No dia 12, a seleção encara o Peru, em Lima.
Aos 49 anos, Fernando Diniz tem uma carreira diversificada como treinador. Iniciou seu trabalho em 2009 com o Votoraty, de São Paulo, e desde então passou por várias equipes como Paulista, Botafogo-SP, Atlético Sorocaba, Audax, Guaratinguetá, Paraná, Oeste, Guarani, Athletico-PR, São Paulo, Santos, Vasco e, mais recentemente, o Fluminense.
É importante ressaltar que, apesar das negociações avançadas, o acordo da CBF com Carlo Ancelotti ainda não é definitivo. Questões centrais, como salários, equipe técnica e local de residência, ainda estão sendo discutidas. Entretanto, a entidade brasileira demonstra otimismo na contratação do renomado técnico italiano.