A temporada interrompida por uma lesão e marcada pelo desempenho sem brilho na Copa do Mundo tirou Neymar do rol de melhores jogadores do mundo, ao menos temporariamente. A Fifa divulgou nesta terça-feira os 10 indicados ao prêmio Fifa The Best e deixou de fora o brasileiro – que chegou a ser terceiro colocado em 2015 e 2017. Atual detentor do título, Cristiano Ronaldo está entre os candidatos e terá como rivais Messi, Modric, Mbappé, Griezmann, Varane, Salah, De Bruyne, Hazard e Kane.
Campeã do mundo, a seleção francesa tem três nomes entre os candidatos a levar o prêmio de melhor do mundo: Griezmann, Mbappé e Varane. A Bélgica, terceira colocada, conta com dois jogadores – De Bruyne e Hazard -, um a mais que a vice-campeã Croácia, que só conta com Modric como representante. Kane foi o indicado da quarta colocada Inglaterra.
Dos 10 candidatos, apenas Cristiano Ronaldo, Messi e Salah não chegaram às semifinais do Mundial. Tricampeão europeu com o Real Madrid, artilheiro da Champions e autor de quatro gols na Copa, Cristiano Ronaldo é considerado um dos favoritos à premiação, enquanto o argentino chega menos cotado do que em outras oportunidades. Salah, visto como forte candidato por conduzir o Liverpool à final da Liga dos Campeões, perdeu força com a queda do Egito na fase de grupos na Rússia.
O histórico de Neymar
Indicado pela primeira entre os 10 candidatos ao prêmio em 2011, quando ainda defendia o Santos, Neymar ficou na 13ª colocação em 2012 – e desde então foi figura constante entre os melhores jogadores do mundo. Sua melhor colocação foi a terceira, a qual ocupou em 2015 e 2017, ao lado de Cristiano Ronaldo e Messi.
Esta é a quarta vez que não há nenhum brasileiro entre os 10 primeiros colocados da premiação oficial de melhor jogador do mundo, concedida pela Fifa – que foi criada em 1991. As anteriores foram em 1991, 1992, 2010 e 2012.
Os indicados da Fifa para a prêmio de melhor jogador do mundo:
Cristiano Ronaldo (Portugal e Real Madrid/Juventus)
De Bruyne (Bélgica e Manchester City)
Griezmann (França e Atlético de Madrid)
Hazard (Bélgica e Chelsea)
Kane (Inglaterra e Tottenham)
Mbappé (PSG e França)
Messi (Argentina e Barcelona)
Modric (Croácia e Real Madrid)
Salah (Egito e Liverpool)
Varane (França e Real Madrid)