Final da Liga dos Campeões: Real Madrid vs Borussia Dortmund Decidem Título

Real Madrid e Borussia Dortmund duelam hoje pela final da Liga dos Campeões em Wembley. Merengues buscam sua 15ª taça, enquanto aurinegros tentam repetir o feito de 1997.

Real Madrid

A maior competição de clubes do mundo chega à grande final hoje, em Wembley, com a promessa de um confronto épico. Às 16h (horário da Bahia), o Real Madrid, gigante espanhol e maior vencedor da história da Champions League, enfrenta o Borussia Dortmund, representante alemão.

Embora grandes equipes tenham sido desbancadas nas semifinais, como o Manchester City e o bilionário PSG, os números revelam a predominância dos Merengues. O Real Madrid buscará sua 15ª orelhuda, enquanto o Dortmund conquistou o troféu apenas uma vez, na temporada 1996/97.

Desiquilíbrio histórico

O Real Madrid é o recordista de finais na Champions League, com 17 participações. A última vez que perdeu uma decisão foi há 43 anos, em 1981, para o Liverpool. Em 82,3% das finais, os Merengues sagraram-se campeões.

Por outro lado, o Dortmund tem pouca experiência em decisões dessa magnitude, tendo disputado apenas duas finais. Além do título em 1997, os Aurinegros foram derrotados pelo Bayern de Munique na edição de 2012/13, em Wembley.

Despedidas ilustres

Dois jogadores alemães encerrarão suas trajetórias nos clubes em que atuam atualmente. O maestro Toni Kroos anunciou que esta será sua última partida pelo Real Madrid, antes de pendurar as chuteiras após a Eurocopa deste ano.

Do outro lado, Marco Reus fará sua “última dança” pelo Borussia Dortmund. Mesmo com poucos títulos, o meia é adorado no Signal Iduna Park, onde joga há 12 anos.

Tudo em jogo

Embora o confronto histórico mostre hegemonia dos espanhóis, a lógica do “11 contra 11” permanece firme, sobretudo em uma decisão de jogo único. É o momento de escrever mais um capítulo desta rivalidade épica.