Final do Campeonato Baiano terá arbitragem local confirmada pela FBF

FBF escolhe árbitro local para finais do Baiano, apesar de pedidos por arbitragem externa. Bruno Vasconcelos apitará, com VAR de Diego Lopez.

arbitragem

A determinação veio na última quinta-feira, 28, pela Federação Bahiana de Futebol (FBF): a escolha de um árbitro local para comandar as decisões do Campeonato Baiano. Bruno Pereira Vasconcelos, árbitro baiano e membro da CBF, será o responsável pelo apito nas finais. Ele saiu vencedor no sorteio contra Eziquiel Souza Costa, que atuará como quarto árbitro.

Completam a equipe de arbitragem, nos papéis de assistentes, Luanderson Lima dos Santos, que pertence ao quadro da Fifa, e Alessandro Álvaro Rocha de Matos. A função de árbitro de video (VAR) será desempenhada por Diego Pombo Lopez, reconhecido pela Fifa.

Essa decisão sucede momentos de controvérsia envolvendo a arbitragem nos clássicos entre Bahia e Vitória, o Ba-Vi, que levaram o técnico do Bahia, Rogério Ceni, a solicitar árbitros de fora do estado em uma coletiva de imprensa após a partida válida pela Copa do Nordeste. “Vários erros contra nós. Acho importante que as finais sejam apitadas pelos árbitros de fora… É importante para que tenha isenção”, destacou Ceni.

Léo Condé, técnico do Vitória, também expressou insatisfação, apontando uma atuação “confusa” da arbitragem em jogos anteriores. “Não vou dizer que foi tendenciosa, mas hoje achei ele muito confuso”, afirmou.

O primeiro confronto da decisão ocorrerá neste domingo, 31, às 16h, no Barradão, estádio do Vitória, e excepcionalmente, contará somente com a presença de torcedores do time da casa.