Fluminense recebe multa de quase R$ 200 mil por incidentes na final da Libertadores

Fluminense multado em $40.9k pela Conmebol por irregularidades na final da Libertadores; clube pode recorrer.

Fluminense

Fluminense enfrenta multa da Conmebol por violações nos regulamentos durante a final da Libertadores em novembro do ano passado. A sanção imposta pelo feito chega ao valor de 40.904,85 dólares, aproximadamente R$ 197,33 mil. Ainda não definitiva, essa sentença decorre da abertura de processo disciplinar movido pela entidade reguladora.

As denúncias descritas pelo árbitro Wilmar Roldán e pelos responsáveis pela segurança durante a disputa recaíram sobre o acendimento de fogos de artifício e a exibição de bandeiras e hastes em dimensões acima do permitido. O caso também descreveu ocorrências de cadeiras quebradas nos arredores do Estádio do Maracanã.

Os fatos em questão enquadram-se no artigo 12.2 do Manual de Clubes, letras a e c, e 19 do Regulamento de Segurança da Conmebol. Tanto os sinalizadores e fogos de artifício, quando ativados em áreas inapropriadas, quanto o uso de bandeiras e hastes que ultrapassam as especificações do manual, constituem violações sérias destes regulamentos.

Até o momento, o Fluminense tem a oportunidade de se defender das acusações antes da aplicação da multa. De fato, somente em caso de condenação a sanção financeira será efetivamente aplicada ao clube.

A decisão da Libertadores ocorreu em 4 de novembro, na qual o Fluminense venceu o Boca Junior por 2 a 1, resultando na conquista do seu primeiro título. No entanto, a celebração do histórico triunfo agora é contrastada pela possibilidade de enfrentar contribuições financeiras significativas.