O Grêmio Tricolor Gaúcho terminou sua campanha na fase de grupos da Libertadores com um empate fora de casa contra o já eliminado Estudiantes de La Plata, ficando com o vice-campeonato do Grupo C. No duelo disputado neste sábado em Curitiba, válido pela 5ª rodada, o Imortal saiu na frente com Franco Cristaldo abrindo o placar aos 3 minutos do segundo tempo.
Porém, o time argentino reagiu e empatou a partida aos 38 minutos da etapa final, com Mauro Méndez desviando de cabeça para as redes gremistas. O 1 a 1 deixou o Tricolor com os mesmos 10 pontos que o líder The Strongest, da Bolívia. Mas o critério de desempate por saldo de gols (8 a 7) colocou o clube boliviano na liderança do grupo.
Confronto brasileiro nas oitavas
Com a segunda colocação, o Grêmio terá pela frente um duelo 100% brasileiro nas oitavas de final da Libertadores. O adversário será o Fluminense, que ficou em terceiro lugar no Grupo D. Já o The Strongest enfrentará o tradicional Peñarol, do Uruguai, na próxima fase.
Mesmo com a decepção de não conquistar a liderança do grupo, o Tricolor Gaúcho segue vivo na busca pelo inédito título da Copa Libertadores, principal competição de clubes da América do Sul. Com uma campanha consistente, apesar do tropeço na rodada final, o time de Renato Gaúcho tentará seguir sua trajetória vitoriosa contra o Flu nas oitavas.