Internacional volta à liderança do Brasileirão após mais de 800 dias

O Internacional assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, na última quarta-feira (5), ao vencer o Flamengo por 2 a 1, no Beira-Rio, e contar com a derrota do São Paulo por 1 a 0 para o Atlético-MG. A combinação alçou o Colorado ao topo da tabela por ter um gol a mais no saldo do que o Tricolor paulista. Ambos possuem 46 pontos. O time gaúcho não assume o posto desde a edição de 2016, há 811 dias.

De lá para cá, o Inter passou pelo calvário do rebaixamento à Série B e a tensão para conseguir o acesso no ano passado. A liderança do Brasileirão chega para resgatar a autoestima do colorado que andava em baixa. A explosão de alegria dos 33 mil que compareceram ao Beira-Rio na vitória sobre o Flamengo aconteceu após o encerramento do jogo do São Paulo, em Belo Horizonte. No entanto, o técnico Odair Hellmann espera que o time mantenha os pés no chão.

“Representa o fortalecimento de uma ideia. Futebol não se constrói da noite para o dia. Um clube que passa pelo que o Inter passou, não é no primeiro, terceiro mês. Há etapas. A direção respaldou, os jogadores se comprometeram com a ideia, mas você precisa de tempo. Hoje estamos mais consolidados taticamente, com confiança. As vitórias e performances geraram mais confiança para chegarmos mais fortes. Não ocorre por acaso. É um grupo maduro, comprometido, experiente. A liderança é momentânea. Mostra que estamos no caminho, mas não podemos nos acomodar”, afirmou.

A liderança chega num momento perfeito. O próximo jogo do Inter será justamente contra o arquirrival Grêmio, nome que os próprios colorados não pronunciam de jeito nenhum. O clássico Gre-Nal acontece no domingo (9), às 16h, novamente no Beira-Rio, pela 24ª rodada do Brasileirão. Apesar da festa da torcida, o atacante William Pottker disse que ficou surpreso com o nível de concentração do elenco no vestiário após alcançar o topo da tabela.

“Me surpreendi porque entramos no vestiário e foi um silêncio. Todo mundo já focado na próxima batalha. Poucos se falando. Isso mostra nossa concentração, que estamos muito focados. Acho que a gente manteve a tranquilidade. Todo mundo sereno. Sabendo que o campeonato é longo. Temos mais uma batalha no domingo”, disse na zona mista