Nome de peso entre os candidatos à presidência nas eleições de 2018, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi alvo de xingamentos e vaias na noite da última quinta-feira, 16, quando acompanhava a partida entre Palmeiras e Sport, no Allianz Parque, em São Paulo.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, o parlamentar é chamado de fascista, entre outras ofensas, quando passava por um setor do estádio em direção aos camarotes.
No vídeo, Bolsonaro passa pelo Gol Norte, ala mais popular da arena, afável e convicto de que recebia, ali, mensagens de apoio e admiração. No entanto, a suposta comoção popular logo dá lugar a uma corrente de hostilização, com direito a xingamentos e torcedores revoltados com a presença do deputado.
Entre as razões que, aparentemente, causaram a onda de ofensas, destaca-se o fato de Bolsonaro, declaradamente palmeirense, não raramente é visto em fotos e vídeos com a camisa de outros times – inclusive com a do Sport Recife, adversário daquela noite.
"Fora fascista"
Além disso, a crítica dos torcedores deve-se, sobretudo, ao posicionamento de Bolsonaro quanto a temas como homofobia, racismo e sua conhecida identificação com o nacionalismo – muitas vezes associado a ideais fascistas.
No jogo marcado por polêmica e goleada, o Palmeiras venceu o time pernambucano por 5 a 1 e garantiu o acesso à Copa Libertadores de 2018:
Assista ao vídeo divulgado nas redes sociais: