João Fernando se destaca nos treinos da Seleção Brasileira Sub-15

João Fernando brilha nos treinos da Seleção Sub-15 para a Copa 2 de Julho, em Pituaçu.

Foto: Maurícia da Matta/CBF

A Seleção Brasileira Sub-15 de futebol realizou um treino nesta quinta-feira (27) no Estádio Roberto Santos, conhecido como Pituaçu. Esse local será o palco da estreia da equipe na Copa 2 de Julho, que ocorrerá na próxima terça-feira (2), às 10h30, contra o Gavião Kyikatejê, do Pará. Entre os 26 jogadores convocados pelo técnico Dudu Patetuci, destaca-se o volante João Fernando, que representa a base do Vitória.

João Fernando, natural de Porto Seguro, ingressou no Vitória em agosto do ano passado e desde então tem obtido destaque na equipe. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele compartilhou suas impressões sobre o período de treinos com a Seleção Brasileira. “Até agora está sendo muito bom. Coisa de outro mundo. Acho que vamos ser campeões e espero ser convocado mais vezes. Estou muito feliz de representar o Vitória e a minha cidade, Porto Seguro”, afirmou o atleta.

Além do Gavião Kyikatejê, o único time profissional indígena do país, a seleção brasileira enfrentará os times baianos Santanópolis e Eunápolis-BA, além do Atlético Mineiro, nos dias 3, 4 e 5 de julho, respectivamente. As partidas terão dois tempos de 30 minutos cada.

João Fernando mencionou que se espelha em jogadores como João Gomes, ex-Flamengo e atualmente no Wolverhampton, e Jude Bellingham, do Real Madrid. Ele também admira seu colega de posição Dudu, do atual elenco do Vitória, destacando seus feitos em campo.

O técnico Dudu Patetuci teceu elogios a João Fernando, classificando-o como um “jogador clássico, de toque refinado e que tem um bom entendimento do jogo”. Ele destacou ainda a versatilidade do atleta, que pode jogar como primeiro volante ou meio-campista, além de estar desenvolvendo uma agressividade saudável sem a bola. “Estamos deixando ele bem calmo. Ontem ele estava um pouco ansioso, porque é a primeira vez, super normal. Estamos deixando ele bem à vontade para que ele faça o melhor jogo dele e carimbe uma presença na Seleção Brasileira em convocações futuras”, explicou Patetuci.

Ao longo da semana, a seleção brasileira também treinará nos Centros de Treinamento do Bahia, em Dias D’Ávila, e do Vitória, em Salvador. A Copa 2 de Julho deste ano conta com a participação de 40 equipes de 11 estados e de fora do país, divididas em oito grupos de cinco times cada. Os dois melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final.

A Seleção Brasileira Sub-15, que já foi campeã da Copa 2 de Julho nos anos de 2009, 2010 e 2013, busca mais um título na competição, que está em sua 14ª edição e já foi sub-17 no passado. No ano passado, a seleção foi eliminada na semifinal pelo Flamengo, que foi o vice-campeão.