José Neto anunciou sua saída do comando da Seleção Brasileira de Basquete Feminino. A decisão foi comunicada nesta quinta-feira (27) pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), menos de dois meses antes do Pré-Qualificatório para a Copa do Mundo. Em suas redes sociais, Neto explicou que sua demissão está relacionada à dispensa do preparador físico Diego Falcão.
José Neto e Diego Falcão, que trabalham juntos desde 2019 na seleção feminina e possuem uma parceria de 17 anos, se viram envolvidos em uma situação delicada. A CBB optou por dispensar Falcão após postagens polêmicas dele sobre o aborto em casos de estupro, que geraram desconforto entre as jogadoras da seleção.
Em comunicado, Neto afirmou: “Diante dos últimos acontecimentos envolvendo o preparador físico Diego Falcão, profissional com quem trabalho há 17 anos e sempre escolhi para estar comigo nos últimos clubes e seleções em que fui o treinador; também seguindo os princípios e valores da minha fé, da qual devo tudo o que sou e tenho, quero comunicar que hoje deixo meu cargo de treinador da seleção brasileira feminina de basquete”
Pronunciamentos oficiais
A CBB, em sua declaração oficial, agradeceu a Neto por seu trabalho: “A Confederação Brasileira de Basketball informa que nesta quinta, 27 de junho, recebeu do treinador José Neto o seu pedido de desligamento do projeto da Seleção feminina adulta de basquete. E que aceitou a solicitação de encerramento da parceria. No comando da CT do Brasil, Neto foi bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, campeão Sul-Americano e campeão da AmericupW. A Basquete Brasil agradece ao técnico pelo seu trabalho nesses anos e deseja boa sorte na sequência da sua carreira profissional.” A entidade ainda afirmou que a nova comissão técnica será definida conforme o planejamento da diretoria de basquete feminino.
Na mesma linha, José Neto expressou sua gratidão pelo período na seleção e ressaltou a confiança e apoio recebidos. Agradeceu especialmente ao presidente Guy Peixoto e ao vice-presidente Marcelo Souza, além de sua comissão técnica e atletas: “Quero agradecer imensamente à CBB, especificamente ao presidente Guy Peixoto e ao vice-presidente Marcelo Souza, que permitiram que eu realizasse mais uma vez um sonho de representar meu país e confiaram em meu trabalho durante os últimos 6 anos em que estive como treinador da seleção brasileira feminina de basquete.”