Luiz Adriano, recentemente anunciado como o mais novo reforço do Vitória na terça-feira passada, foi oficialmente regularizado nesta quarta-feira no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, habilitando-o a vestir a camisa rubro-negra nas competições. Apesar desta boa notícia, o atacante não estará presente na partida contra o Itabaiana-SE, pela Copa do Nordeste, nem poderá contribuir nas duas vindouras partidas do Vitória contra o Barcelona de Ilhéus, nos dias 10 e 17 de março, válidas pelas semifinais do Campeonato Baiano. Isso ocorre devido ao encerramento do período de inscrições de jogadores para o Campeonato Baiano na sua sétima rodada, impossibilitando a participação do centroavante e de outros recentemente contratados, como o zagueiro Reynaldo e o meia Jean Mota, nessas fases do torneio.
Portanto, a estreia de Luiz Adriano pelo Vitória está prevista para acontecer no confronto contra o Bahia, agendado para o próximo dia 20, durante a 6ª rodada da Copa do Nordeste, que será realizada na Arena Fonte Nova. Este aguardado momento marca o retorno do jogador ao futebol brasileiro após uma temporada rica em experiências internacionais.
Com uma trajetória profissional que inclui passagens por clubes de renome como Internacional, Shakhtar Donetsk, Milan, Spartak Moscou, Palmeiras e Antalyaspor, Luiz Adriano traz vasta experiência para o elenco do Vitória. O atacante concluiu a temporada de 2023 com um balanço satisfatório de 46 partidas disputadas pelo Internacional, contribuindo com sete gols e quatro assistências. Dentre seus vários feitos, destaca-se a temporada 2013/2014 pelo Shakhtar Donetsk, onde anotou impressionantes 25 gols em 39 jogos, consolidando-se como uma temporada de destaque em sua carreira.