O 50º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco teve início nesta quarta-feira (25) no Estádio de Pituaçu, em Salvador, com as provas de qualificação nas categorias recurvo masculino e composto feminino. As competições continuam nesta quinta-feira (26) com as qualificatórias de recurvo feminino, composto masculino e barebow masculino e feminino.
O arqueiro Marcus D’Almeida, número um do mundo e representante do Dispara Brasil, destacou-se ao liderar a categoria recurvo masculino com 672 pontos. Matheus Zwick Ely’s, também do Dispara, ficou em segundo lugar com 653 pontos, enquanto Matheus Quintanilha Pacheco Gomes completou o pódio com 652 pontos.
Dos 76 arqueiros que participaram, 64 avançaram para a fase de combate, que será organizada conforme as posições no ranking: o primeiro colocado enfrentará o último, o segundo o penúltimo, e assim por diante.
Na categoria composto feminino, Camila Hikari Harada, do Goiás Esporte Clube, foi a melhor, terminando a qualificação com 677 pontos. Bianca Rodrigues, do Dispara Brasil, ficou em segundo com 671 pontos, e Gisele Esposito Meleti, do Círculo Militar de São Paulo, fechou em terceiro com 666 pontos.
Este campeonato conta com a participação recorde de 25 atletas da Bahia, representando quatro clubes: Diana Arco e Flecha, Clube Asas de Tiro com Arco, Arquearia Zeferina e Rangers. Entre os destaques baianos estão Renata Barros, atual presidente da Federação Baiana de Arco e Flecha, Paulo Merlino e Morena Saito.
A grande final do evento ocorrerá no sábado, a partir das 14h, na Praça Cayru, um dos pontos turísticos de Salvador, onde serão disputadas as medalhas de bronze, prata e ouro. O campeonato é organizado pela Federação Baiana de Arco e Flecha (FBAF) em parceria com a Brasil Arco, com patrocínio da Superintendência de Desportos da Bahia (SUDESB).