O Avaí registrou quatro casos de Covid-19 entre os jogadores do elenco profissional, sendo que apenas um deles está infectado. Os outros três são considerados imunizados. A confirmação foi através do chefe do departamento médico do clube, o médico Luis Fernando Funchal, em entrevista na noite desta quarta-feira à Rádio Avaí.
– Três dos nossos atletas já cruzaram com a doença e têm uma cicatriz sorológica, que é um sinal de cura. Eles estão imunizados. Um dos nossos atletas deu positivo. Ele tem a presença do vírus. Já conversamos com ele, que mora com a esposa. Os dois estão em quarentena por 14 dias. Fizemos a comunicação à Prefeitura de Florianópolis e à Vigilância Sanitária – disse o médico.
O jogador que testou positivo passará novamente por todos os exames após 15 dias. Ele não teve o nome divulgado. O mesmo sigilo de identidade foi aplicado nos outros três atletas que apresentaram anticorpos à Covid-19, mas eles não precisam cumprir o período por serem considerados curados. Nenhum deles teve sintomas.
A testagem do elenco do Avaí foi realizada na segunda-feira. Jogadores, membros da comissão técnica e demais membros que trabalham diretamente com o futebol, totalizando 50 pessoas, foram submetidos a análises específicas e exame de sorologia por luminescência. Outras 87 pessoas passaram por testes rápidos. Todos tiveram resultados negativos.
Ainda nesta quarta-feira, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, vetou o retorno dos clubes aos treinos presenciais na cidade. A decisão da Prefeitura é contrária ao Governo de Santa Catarina, que na segunda-feira liberou a volta das atividades.
Apesar dos casos confirmados entre os jogadores, o Leão da Ilha anunciou através de nota oficial que irá pedir ao prefeito de Florianópolis “a reconsideração da decisão de proibir o Avaí de treinar em campo, na Ressacada”. Em meio à espera da resposta, “os atletas treinam em isolamento social, com acompanhamento online”.
Santa Catarina tem 3.828 casos de coronavírus, com 73 mortes, conforme informou o secretário de Estado da Saúde, André Motta, na noite desta quarta-feira em pronunciamento. Florianópolis registra 407 casos, com seis óbitos.