Durante a partida entre Goiás e Londrina neste sábado (17), pela série B do Campeonato Brasileiro, um narrador e um comentarista de futebol da Rádio Bandeirantes Goiânia fizeram comentários racistas contra o meia do Londrina, Celsinho. Os jornalistas se referiram ao cabelo do jogador com expressões como “pesado demais”, “bandeira de feijão” e “negócio imundo”.
Nos 22 minutos de jogo, Celsinho se envolveu em um choque com outro jogador e caiu. Ao comentar o lance, o narrador Romes Xavier, que também é apresentador do Serra Dourada Esportes, da afiliada do SBT em Goiânia, disse: “Tomou uma pancada ali. Tá levantando. O cabelo deve pesar demais, né, Vinícius?”, pergunta para o comentarista.
“Exatamente, rapaz. Parece mais uma bandeira de feijão, né, Romes, a cabeça dele do que é um verdadeiro cabelo? Não é porque eu já estou perdendo os cabelos que eu vou achar um negócio imundo desse bonito. Parece mesmo bandeira de feijão”, completa Vinicius Silva.
As falas repercutiram nas redes sociais e gerou repudio de torcedores e jogadores. O Londrina Esporte Clube lamentou as declarações: “É inadmissível e lamentável, veemente, que tais comunicadores, formadores de opinião, propaguem atos de racismo! Em verdade, o racismo é inadmissível em qualquer situação, lugar, fala, e deve ser lutado diariamente, por todos!”, diz a nota.
Assista:
Na noite de sábado (17), o jogador Celsinho, do Londrina Esporte Clube, foi alvo de ataques racistas de radialistas da Band. No vídeo, o narrador Romes Xavier e o comentarista Vinicius Silva se referem ao cabelo do jogador como “negócio imundo” e que “pesa demais”. pic.twitter.com/qw4c2at4dj
— Alma Preta (@Alma_Preta) July 18, 2021