Novak Djokovic fora do Aberto de Madri; Nadal enfrenta jovem americano

Novak Djokovic se ausenta novamente do Aberto de Madri, marcando sua terceira desistência em quatro anos no torneio de saibro.

Djokovic

O sérvio Novak Djokovic, atualmente o tenista número um do mundo e detentor de 24 títulos de Grand Slam, vai perder o Aberto de Madri esta temporada. A ausência de Djokovic, que tem 36 anos, foi notada após ele não aparecer no sorteio do torneio realizado nesta segunda-feira, 22. A imprensa havia anteriormente reportado sua desistência do torneio Masters 1000, que é jogado no saibro e tem início hoje, estendendo-se até 5 de maio em Madri. Até o momento, nem o torneio nem Djokovic divulgaram oficialmente os motivos da ausência.

No domingo anterior ao torneio, Djokovic foi visto no jogo de futebol entre Real Madrid e Barcelona, em que o time da casa saiu vitorioso por 3 a 2. Até agora, Djokovic participou de apenas quatro torneios neste ano e ainda não ganhou nenhum título, indicando uma possível redução no seu calendário de competições. Vale lembrar que esta é a terceira vez em quatro anos que Djokovic opta por não participar do Aberto de Madri. Ele ainda tem a chance de jogar no Aberto da Itália, em Roma, antes de tentar revalidar seu título em Roland Garros, que começa em 26 de maio.

Por outro lado, o veterano espanhol Rafael Nadal, que tem 37 anos e vem se recuperando de uma lesão, terá como adversário na primeira rodada o jovem americano de 16 anos, Darwin Blanch. Nadal, que recentemente foi eliminado na segunda rodada do ATP 500 de Barcelona pelo australiano Alex de Minaur, poderá encontrá-lo novamente na segunda fase em Madri, se vencer Blanch.

O torneio também verá a participação de outras estrelas do tênis, como Carlos Alcaraz, atual campeão e segundo cabeça-de-chave, que espera estar em plena forma após um problema no antebraço. Alcaraz enfrentará Alexander Shevchenko ou Arthur Rinderknech na sua segunda partida. Jannik Sinner, agora o segundo no ranking mundial e primeiro cabeça-de-chave na ausência de Djokovic, competirá contra o italiano Lorenzo Sonego ou um qualificado da fase prévia na sua estreia na segunda fase.