Paulo Afonso: Atletas participam do projeto “RECOMEÇAR” de Nêgo Ivan

A equipe de Ivan de Souza (Nêgo Ivan), composta por 16 jovens atletas nascidos nos anos de 98, 99 e 2000, que fazem parte do projeto “RECOMEÇAR” composta por atletas da Bahia, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Paraíba, sob os olhares técnicos de Marciano (ex-Flamengo) e o experiente técnico, Dario ex-13 de Campinas, prepara atletas para o mundo do futebol profissional.

O projeto: Segundo Nêgo Ivan, o projeto Recomeçar surgiu de forma audaciosa e corajosa, junto com os companheiros Marciano (ex-Flamengo) e o técnico Dário e tem como principal propósito buscar em Estados do Nordeste jovens atletas para que através da formação profissional como atleta de futebol de campo possam depois de um período de trabalho desenvolvido pela equipe que envolve, convivência social em grupo, companheirismo e o aprendizado de como podem ser visto como futuros atletas profissionais por clubes do Brasil, principalmente do Sudeste e do Sul do pais.

(Reprodução/Paulo Afonso Notícias)
(Reprodução/Paulo Afonso Notícias)

Ivan faz questão de destacar que os jovens que fazem parte do projeto Recomeçar, são jovens que na sua maioria são de origem de famílias de baixa renda e que muita das vezes nem frequentam uma escola e até a alimentação é precária e incerta.

Quanto a esses detalhes Ivan destaca que ao chegarem aqui em Paulo Afonso todos os atletas são acomodados em uma residência própria, que foi adaptada para servir de alojamento com vários quartos, alimentação três vezes ao dia e acomodações com TV a cabo.

Segundo Ivan  todos os atletas estudam no período da manhã, à tarde treinam e praticam atividades esportivas no Estádio Engenheiro Ruberleno Oliveira e a noite retornam para o alojamento. “Nós mantemos um trabalho de apoio e acompanhamento externo (fora do alojamento), aos atletas, que podem sair e passear pela cidade, mais desde que seja acompanhado por Jair ou Marciano.

(Reprodução/Paulo Afonso Notícias)
(Reprodução/Paulo Afonso Notícias)

Eles estão aqui para se dedicar ao objetivo principal do projeto que é ser atleta profissional de futebol e estudar, sabemos que tem que ter à hora do lazer, mais todo cuidado é pouco”, frisa Ivan.

Dario que é o responsável pelo comando técnico da equipe de 16 atletas do projeto Recomeçar, com mais de 30 anos de experiência profissional, que já esteve à frente de grandes equipes nos Estados de Pernambuco e Paraíba se diz orgulhoso de estar fazendo parte desse projeto, que além de ser um projeto que revela jovens que podem ser no futuro grandes atletas profissionais, tem o lado social que é gratificante e que só quem está de dentro é que pode sentir como é ver um jovem deixar o mundo do vicio e se tornar um profissional responsável.

(Reprodução/Paulo Afonso Notícias)
(Reprodução/Paulo Afonso Notícias)

“Devido a minha experiência como técnico de futebol  há mais de 30 anos e sempre lidando com jovens atletas, já passei por várias experiências, na sua maioria boas, mais também já mim confrontei com um jovem de apenas 15 anos que já estava viciado no álcool, mais graças a Deus pude recuperá-lo trazê-lo para a realidade da vida e pude mostrar que ele seria um grande profissional e hoje é um atleta que está em um dos dois maiores clubes de Belo Horizonte e é ídolo da torcida.

São vários atletas que hoje são reconhecidos pelas torcidas de grandes clubes, que eu já trabalhei e até prefiro não citar nomes pois sei que esquecerei algum e ai não é bom. Eu desenvolvo um trabalho de acompanhamento com os atletas, que seja na saúde, familiar, social e até muitas das vezes como conselheiro e um companheiro mais velho. Tenho um relacionamento muito bom com todos eles (atletas) e isso é confortante. Estou nessa profissão de técnico das categorias de sub 15,17, e sub 20 há muitos anos e sou um profissional que faço o que gosto”, finaliza o técnico Dário.

(Reprodução/Paulo Afonso Notícias)
(Reprodução/Paulo Afonso Notícias)

Olheiros: Na próxima quinta-feira dia 30, chegam a Paulo Afonso olheiros de grandes clubes do Sudeste e Sul do país que ficam aqui na cidade na sexta e sábado observando e olhando os atletas que fazem parte do projeto Recomeçar de Nego Ivan. Na opinião de Ivan, “desse grupo atual de 16 atletas que fazem parte do projeto Recomeçar muitos vão embora logo, pois são jovens promissores”.

Depois dessa equipe do sub 17, composta por jovens nascidos entre os anos de 1998 a 2000, a próxima equipe será formada por garotos do sub 15. “E o trabalho será o mesmo de agora, não vamos parar com o projeto Recomeçar”, afirma entusiasmado Nego Ivan.

Marciano, que é ex atleta profissional do Flamengo do Rio de Janeiro e que está junto com Nego Ivan e o técnico Dario empenhados nesse projeto em revelar novos atletas, chama a atenção para o detalhe que o projeto Recomeçar é um projeto que busca revelar novos atletas de futebol, mais não é só isso, toda uma estrutura profissional de grande porte existe por trás desse trabalho; “ Nós estamos sim atrás de novos atletas mais também oferecemos ao jovens que aqui chegam, todo um apoio social, de companheirismo, bem estar e também na educação. Poucos clubes profissionais no Brasil desenvolvem esse tipo de trabalho com jovens atletas e no Nordeste, que eu saiba, nenhum”. Pontua Marci.

Fonte: Paulo Afonso Notícias