A cidade de Paulo Afonso recebeu pela segunda vez em menos de um ano, a II Clínica de Jogos e Esportes Adaptados oferecidos pela Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP) e Superintendência de Desportos da Bahia (SUDESB), que são capacitações voltadas para profissionais de educação física, técnicos, voluntários e estudantes que atuam com pessoas com deficiência.
{relacionadas}Na cidade, a FBDP contou com o apoio do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPEDE) e o IFBA. As oficinas que tiveram início na quinta-feira, 16/07 e foram até o dia 18/07, aconteceram no auditório, assim como na quadra do IFBA com as aulas teóricas e práticas, nas modalidades de Goalball (esporte para cegos e pessoas com baixa visão) e natação na piscina do CPA. Contou com a participação de estudantes e professores de Educação Física da Fasete e de outras instituições, além de pessoas com deficiência da cidade que já praticam ou desejam praticar um destes esportes.
Informações da organização do evento preveem que a Superintendência e o Governo da Bahia já sinalizam que a cidade de Paulo Afonso deve sediar um dos polos de esportes adaptados do Estado, por apresentar os requisitos ideais, tanto em estrutura como potenciais técnicos e atletas.
O COMPEDE é um colegiado autônomo formado por representantes da sociedade civil e do governo municipal e está integrado a estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) e apoiado diretamente pela Coordenação de Políticas da Pessoa com Deficiência da SEDES/Prefeitura de Paulo Afonso.