Em breve, moradores da Rua das Carmélias, Bairro Alves de Souza, terão um local apropriado para prática de skate. O projeto se junta à requalificação da pista de bicicross, situada nas imediações do Lago do Balneário e do Monumento O Touro e a Sucuri, cujas obras de requalificação se encontram em andamento.
De acordo com o arquiteto urbanista da Prefeitura, Floriano Barros, a área destinada à construção da futura pista mede 1.300 metros quadrados e oferecerá total segurança aos skatistas sem alterar a rotina dos moradores. Floriano adiantou que o projeto original foi enviado a uma empresa especializada em construção de pistas de skate, sediada em
Recife, para que pudesse ser avaliado.
Ainda segundo ele, a empresa responsável pelos ajustes no projeto já construiu pistas de skate em várias capitais do Nordeste. “Nós estamos aguardando o retorno do projeto com as devidas adequações, e tão logo chegue às nossas mãos, encaminharemos à Secretaria de Planejamento e Orçamento para ser apreciado e licitado”, disse o arquiteto.
Floriano explicou também que a dinâmica do projeto foi pensada de uma forma que os praticantes desse esporte tenham o mínimo de esforço físico, com um ponto de saída infinito e rampas que possibilitem mais impulso.
O meio ambiente e as características do local também serão preservadas com o uso de pedras na construção das arquibancadas e plantação de palmeiras, além da conservação das árvores existentes.
A previsão da Secretaria de Cultura e Esportes é de que a requalificação da pista de bicicross e a construção da pista de skate sejam entregues juntas com a urbanização do Lago do Balneário e do Monumento O Touro e a Sucuri.