Perto de completar 75 anos, no dia 23 de outubro, Pelé será o grande tema de uma exposição em Londres. A mostra "Pelé: Art, Life, Football" (Pelé: Arte, Vida e Futebol, em português) começa neste sábado na galeria Halcyon. O Rei do Futebol foi retratado por 13 obras diferentes em quadros e esculturas dos principais nomes da arte contemporânea, com artilstas como Lorenzo Quinn, Mitch Griffiths, Pedro Paricio e, principalmente, Andy Warhol.
– Eu fico muito feliz, porque eu parei de jogar futebol há quase 40 anos. E isso vai fazer as novas gerações conhecerem minha vida. É uma grande responsabilidade, mas fico muito orgulhoso – comentou Pelé.
Além das obras, também serão exibidos itens históricos da carreira de Pelé que nunca estiveram em nenhuma exposição fora do Brasil. Paul Green, presidente da galeria Halcyon, se anima e crê que o retrato feito por Wahrol, em 1977, é mesmo a grande estrela da mostra. O inglês ainda brinca com a mais famosa frase do artista: "Todo mundo terá seus 15 minutos de fama".
– Andy Warhol escolheu alguns dos seres humanos mais icônicos do planeta, e eles depois se tornaram conhecidos em todo o mundo. E nós temos 13 artistas do mundo todo que fizeram o mesmo. O Pelé, obviamente, é icônico em todos os sentidos, prova disso é que Andy Warhol escolheu retratá-lo. O Pelé quebrou a regra, vai ser famoso por 15 séculos – disse Paul Green.