Alejandro “Papu” Gómez estava entre os prováveis nomes para a lista de Jorge Sampaoli na Argentina para a Copa do Mundo. Foi titular do penúltimo jogo da equipe nas eliminatórias, contra o Peru, esteve nos amistosos de novembro do ano passado, mas não nos jogos de março de 2018. Tinha expectativa de ir à Rússia. Até o último domingo. Até disputar uma bola com Lucas Biglia, durante o empate por 1 a 1 de sua Atalanta com o Milan. Dois dias antes da convocação para o Mundial.
Papu Gómez deu uma joelhada nas costas de Biglia, que tentou seguir no jogo, mas precisou ser substituído. O lance foi tema de vários programas esportivos na Argentina. Foi intencional? Foi maldoso? Ainda há um agravante. O jogador do Milan voltava após se recuperar de pequena fratura na lombar.
O fato é que Gómez não apareceu sequer entre os 35 pré-convocados de Sampaoli para a Copa do Mundo. Biglia, que tem chances de ser titular, foi confirmado. Em reportagem, o jornal “Clarín” afirma que Papu não foi chamado pelo técnico para evitar atritos com os líderes da seleção argentina, que se irritaram com o lance.
– A impressão é clara: se Gómez tinha algumas possibilidades de estar na lista, elas morreram nessa partida disputada no dia 13 de maio, em Bergamo – diz a matéria.
Entrevistado pelo canal “TyC Sports”, o atacante Kun Agüero não hesitou em dar sua opinião. Afirmou que, se estivesse no lugar de Biglia, tiraria satisfações com Papu Gómez.
– Se eu fosse Biglia, me aqueceria, o esperaria no túnel e lhe diria tudo. Iria lhe perguntar se foi má intenção ou não… o pressionaria – declarou o jogador do Manchester City.
Até mesmo o presidente da Afa, Chiqui Tapia, se posicionou. E condenou a força usada por Papu Gómez no lance.
– Não gostei nada. Não era necessário. A essa altura, com cada pancada que um jogador da seleção sofre, eu tremo – comentou o dirigente, ao programa “Arroban Fútbol Show”.
Papu Gómez não ficou calado. Primeiro, foi ao Instagram e postou um pedido de desculpas. Lhe desejou boa recuperação e disse que nunca teve má intenção no lance. Mas não ficou só nisso. Em entrevista ao “TyC Sports”, ele condenou quem tenha se baseado apenas no lance para definir a convocação da Argentina.
“Que estejam falando de uma falta de Papu Gómez em Biglia neste momento tão importante da seleção me parece uma estupidez enorme”, declarou o jogador da Atalanta.
– Estão ignorando muitos problemas da seleção e da Afa com esse tema. Se querem seguir falando de Papu Gómez para não falar dos problemas futebolísticos de verdade da seleção, está perfeito. Eu aceito, até o Mundial, matem-me – continuou.
Papu Gómez também respondeu Agüero. Mas sem polemizar.
– Conheço Kun (Agüero) faz muito tempo. Não posso responder o que ele disse. Não vale a pena.
Papu Gómez tem quatro jogos com a camisa da seleção principal da Argentina, todos sob o Comando de Jorge Sampaoli. Ele marcou um gol, na goleada por 6 a 0 contra Singapura, em amistoso. Foi titular no 0 a 0 contra o Peru, na Bombonera, na penúltima rodada das eliminatórias. Não esteve na lista dos amistosos contra Itália e Espanha em março. E não estará na Copa do Mundo.