Pra história: Fernando Miguel fará 100ª partida pelo Vitória neste domingo

Quando pisar em campo neste domingo, no gramado do estádio Lomanto Junior, em Vitória da Conquista, Fernando Miguel fará história. A importância do jogo vai além da briga por uma vaga na final do Campeonato Baiano. Será marcante. Os passos vestiário afora, ficar perfilado para o Hino Nacional, cumprimentar os adversários e se aproximar da trave que defenderá. Ritual feito a cada jogo e que será repetido pela 100ª vez com a camisa do Vitória.

Quatro anos depois de seu primeiro contato com a Toca do Leão, Fernando Miguel atingirá pela primeira vez na carreira esta marca. E com grande chance de ampliar. O atual contrato do goleiro com o time baiano vai até o fim de 2018.

– Primeira vez que chego a essa marca, apesar de ficar em clubes por um bom tempo. Espero continuar somando mais jogos com a camisa do Vitória – comentou o goleiro em entrevista ao GloboEsporte.com.

Neste período, Fernando Miguel viveu momentos de altos e baixos. Em 2013 ele foi emprestado pelo Juventude, mas não teve oportunidade em Salvador. Ainda assim, no ano seguinte, retornou ao Rubro-Negro após o fim do contrato com o time gaúcho.

Em 2015, o primeiro grande momento na Toca do Leão. Após a saída de Wilson e as lesões de Gatito Fernández e Gustavo, ganhou a posição de titular e não largou mais. Fernando Miguel deu conta do recado e virou unanimidade, mas uma lesão muscular durante a Série B do Brasileiro o tirou de ação – ainda assim, teve o contrato renovado com o Rubro-Negro.

– Quando cheguei, em 2013, minha intenção era fazer um bom trabalho, mostrar minha cara, meu valor. Questão da marca é consequência de um trabalho bem feito, de dedicação, de entrega, identificação muito grande com o clube – acrescentou o goleiro.

Mas a marca pessoal logo fica em segundo plano. Com poucos minutos de conversa é fácil perceber que o goleiro não dá tanta importância assim para o individual. O coletivo está acima de qualquer objetivo. Esse é o pensamento no momento do Vitória.

Com uma nova filosofia da diretoria, o goleiro acredita que o time pode pensar mais alto em 2017. O clube está nas semifinais do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste, além da disputa na quarta fase da Copa do Brasil. Para Fernando Miguel, apenas um aperitivo do que o Leão pode conquistar. 

– Esse é o pensamento, essa é a ideia. É uma mentalidade nova, uma mentalidade vencedora. Não que as outras não fossem. A gente tem trabalhado muito para ir conquistando nossos objetivos. Nossa equipe tem estado bem consciente do que precisa fazer durante o ano – finalizou.