Pré-contrato de Luciano Juba gera polêmica entre Sport e Bahia; entenda

O Sport, clube pernambucano de futebol, emitiu uma nota oficial na última quinta-feira (23) contestando a posição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a possibilidade de Luciano Juba, jogador do Sport, atuar pelo Bahia a partir de setembro.

Juba, de 23 anos, assinou um pré-contrato com o clube baiano e deve jogar lá quando seu contrato com o Sport se encerrar. No entanto, o Sport afirma que, em 4 de janeiro de 2023, consultou o Departamento de Registros e Transferências (DRT) da CBF e obteve uma negativa sobre a utilização do jogador por parte de outra equipe.

Por outro lado, o Bahia entende que, como o contrato do atleta com o Sport foi feito antes da vigência da janela de transferências no Brasil, o jogador teria permissão para jogar pelo clube baiano. É importante lembrar que o segundo período de contratações do ano se encerra no dia 3 de agosto.

O Sport alega desconhecer a assinatura do pré-contrato por parte de Juba e argumenta que, segundo as regras estabelecidas, a CBF precisa comunicar previamente ao clube com o qual o jogador tem contrato, caso haja negociação com assinatura de pré-contrato com outra agremiação. O clube pernambucano ainda alerta que esse procedimento não foi cumprido no caso de Juba, o que poderia acarretar em punição nos órgãos disciplinares da CBF.

Luciano Juba é um dos principais destaques do Sport na temporada 2023, tendo marcado nove gols e dado nove assistências em 19 partidas disputadas entre o Campeonato Pernambucano e a Copa do Nordeste.