Primeira condenação por racismo no futebol espanhol é celebrada por Vini Jr

Valência: três torcedores condenados por insultos racistas contra Vinícius Jr. em decisão histórica na Espanha. "É por todos os pretos", celebra o atleta.

racismo

Em um marco histórico para o combate ao racismo no futebol espanhol, três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão, com pena suspensa, por terem proferido insultos racistas contra o craque brasileiro Vinícius Júnior em maio deste ano.

O atacante do Real Madrid comemorou a decisão em suas redes sociais, destacando que se trata da primeira condenação penal por racismo no esporte em solo espanhol. Vini Jr. reforçou sua postura de não ser vítima, mas sim “algoz de racistas”:

“Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas ‘jogar futebol’. Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos.”

Em tom de aviso, o camisa 20 madrilenho alertou para que os racistas tenham “medo, vergonha e se escondam nas sombras”, pois caso contrário, ele estará “aqui para cobrar”.

O jovem atleta agradeceu à La Liga e ao Real Madrid pelo apoio nesta vitória histórica, e deixou claro que mais ações contra o racismo estão por vir: “Vem mais por aí…”