Projeto Social Carranca Boat: o remo que conduz a um futuro crianças e adolescentes de Paulo Afonso

Existe para esta linda cidade, uma quantidade enorme de crianças e adolescentes que vivem em condições graves de pobreza, em famílias desestruturadas, com problemas de saúde e em ambientes de violência. 

O esporte chega lá. E vem de barco, há dois anos, através do Carranca Boat, implantado na cidade pelo empresário Cesare Decarli (Girassol Empreendimentos).

“Cesare já tinha este trabalho na Itália, chegando aqui ele quis desenvolver, com apoio da Girassol Empreendimentos conseguiu  pagar a construção de um barco. Construído por Jú Fibras. Com isso começou a convidar as pessoas e instruir também, já se passaram dois anos e temos hoje em média 80 pessoas participando, uma barco no Centenário e outro na Chácara Regina”

 

Sara e Benilton ( atletas do Carranca)

Benilton e Sara Barboza atletas do Carranca concederam entrevista a Radio Comunitária Paulo Afonso FM (BNT), e explicaram a natureza do projeto.“É um esporte de remo, tia Risalva, que carinhosamente chamamos Tia Risa, nos convidou para apresentá-lo a crianças do Benone e do Santa Inês, para elas aprenderem a remar, daí nasceu o projeto social voltado mais para crianças e adolescentes chamado Carranquinha”, explicou Sara.

Segundo a instrutora, um dos objetivos é formar atletas. “Nós levamos as crianças uma vez por semana, geralmente às sextas-feiras, também oferecemos um lanche para que elas possam fazer o esforço físico, pois muitas delas chegam lá com fome”. 

Sara informou ainda que, neste momento o projeto atende 30 meninos. “Podemos chegar a 50, mas para isto temos que aumentar o número de voluntários, estamos com 30, servindo lanches e com instrutores treinando-as para o esporte”. Benilton explicou que o projeto não se restringe a ensinar um esporte, avança para outros campos. “Temos um grupo de voluntários do Carranca Boat que participam instruindo também no sentido da educação, cuidado com o meio ambiente, com a saúde, e temos conseguido muitas coisas”.

 Lembrando que o remo é um dos esportes mais tradicionais do Brasil e praticado principalmente por adultos, entre os participantes está Cristovam, deficiente visual.“Minha deficiência visual para mim não é nada, tudo faço, contanto que me seja dada oportunidade”, desabafou. Sara disse que não só deficientes visuais, mas com outras deficiências podem participar. 

Parcerias 

“A gente agradece a todos que colaboram com este projeto e convida as pessoas que queiram participar, agradecemos em especial , a Diocese de Paulo Afonso, à Girassol, CREAS, e  Chácara Regina e ao Exercito. 

O telefone para quem  quiser colaborar com projeto social Carranquinha é (75) 9-9233- 7006 (Sara) e (75) 9- 8802-8438 (Risalva).

E para conhecer e praticar o esporte Carranca Boat curta a página do "Carranca Boat" no facebook e venha participar dos treinos nos locais: Prainha: terças e quintas as 19:00 horas e sábado as 6:00 da manhã/ Chácara Regina: sábado as 6:00 da manhã.

As crianças e jovens sabem que não remam apenas para fortalecer os músculos e, de repente, ser um atleta em condições de representar a cidade nas competições futuras, cada braçada é uma possibilidade, cada volta no São Francisco é uma chance de mudar a vida.