O jovem piloto prodígio Raphael Gebara, com apenas 11 anos, será o representante do Brasil no Troféu Academy da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) de 2024, uma oportunidade logo após a conquista do seu título de Campeão Brasileiro na categoria Júnior Menor, em 2023. Gebara já logrou conquistas notáveis na sua carreira precoce, evidenciando um futuro brilhante no automobilismo.
Originário de Campos dos Goytacazes, RJ, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) o selecionou não apenas por sua recente conquista no Brasileiro de Kart, mas também por ele satisfazer plenamente os critérios estabelecidos pela FIA. O jovem talento já coleciona uma lista impressionante de vitórias e títulos, apesar da pouca idade.
Em uma atuação de destaque no Grupo 2 da principal competição de kartismo nacional, em novembro último, Gebara sobressaiu na categoria Júnior Menor no kartódromo RCB Racing em Vespasiano, MG. O piloto conquistou a pole position, venceu as duas baterias classificatórias, além da Pré-Final e a Final, um verdadeiro espetáculo de domínio.
Gebara expressou satisfação com a indicação para o Troféu Academy da FIA, reconhecendo as dificuldades do desafio pela ser sua primeira corrida na Europa. “Estou muito feliz e honrado com o convite da CBA”, disse Gebara. “Será uma grande experiência para a minha carreira”, concluiu.
Sua carreira já conta com títulos relevantes, como o bicampeonato Brasileiro de Kart na categoria Júnior Menor em 2023 e Mirim em 2020. Além destes, soma também as vitórias no Sul-Brasileiro de 2020, Campeonato Capixaba de 2019, Copa São Paulo Light de 2020, Open do Brasileiro de 2021, 50 Milhas KGV de 2022 e o Campeonato Mineiro em 2023.
O Troféu Academy deste ano terá início em Val D’Argenton, na França, em abril, seguido de disputas na Eslováquia em junho e na Suécia em agosto. A competição, criada em 2010, tem como meta descobrir novos talentos no automobilismo e reúne aproximadamente 50 jovens pilotos de 12 a 14 anos, selecionados em todo o mundo. Para promover equidade e destacar o talento, todos os equipamentos utilizados, como chassis, motores e pneus, são idênticos.
Muitos corredores que atualmente brilham na Fórmula 1, como Charles Leclerc, George Russell e Esteban Ocon, já passaram pelo Troféu Academy da FIA, o que destaca o prestígio e a importância desta competição no panorama internacional do automobilismo.