Em meio ao adiamento de duas rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro devido às enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, Renato Gaúcho, comandante técnico, concedeu entrevista ao programa “Boleiragem”, do portal GE, nesta segunda-feira (20). Quando questionado sobre possíveis soluções para mitigar os prejuízos enfrentados pelos clubes gremistas, o treinador sugeriu uma medida inusitada: a promoção dos quatro primeiros colocados da Série B, sem que nenhuma equipe da elite seja rebaixada para a segunda divisão.
“Não sou nem a favor nem contra (que Grêmio, Internacional e Juventude não sejam rebaixados), pois compreendo que outros clubes da Série B estão lutando pela ascensão. No entanto, cabe à CBF encontrar uma solução. Então, os quatro primeiros sobem, e ninguém é rebaixado. Durante a pandemia, vimos as dificuldades que enfrentamos também”, declarou Renato.
Impacto físico e mental nos clubes gaúchos
Renato Gaúcho destacou o enorme prejuízo que as equipes do Rio Grande do Sul enfrentarão, tanto em termos físicos quanto mentais: “É uma situação muito difícil, na qual os clubes gremistas ficarão muito atrasados. No aspecto físico, no ritmo de jogo, no psicológico. Muitos acham que as águas do Guaíba baixarão e tudo voltará ao normal. Infelizmente, acredito que muita coisa continuará acontecendo. E a parte psicológica dos jogadores será afetada.”
O comandante endossou sua sugestão de não haver rebaixamento, mas ressaltou que a decisão final não lhe cabe: “Acho que seria a melhor ideia, mas não cabe a mim. Eu penso dessa forma”.
Renato se juntou ao elenco do Grêmio nesta segunda-feira em São Paulo, onde o clube está treinando no CT Joaquim Grava, pertencente ao Corinthians. O zagueiro Villasanti ainda não chegou e é esperado nesta terça-feira.