Preparado para desferir mais um golpe em busca do título mundial, o baiano Robson Conceição, medalhista de ouro olímpico nos Jogos do Rio-2016, retorna ao ringue neste 6 de julho. O brasileiro enfrentará o americano O’Shaquie Foster pelo cinturão dos pesos super-penas (até 58,9 kg) no Prudential Center, em Newark, Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Neste sábado, 1º de julho, Conceição e sua equipe partem para Las Vegas, onde realizarão o camping de preparação final antes da grande batalha pelo cinturão da WBC. O adversário, O’Shaquie Foster, detém o título desde fevereiro de 2022 e já realizou duas defesas vitoriosas.
Com 30 anos, o pugilista norte-americano ostenta um cartel de 22 vitórias, sendo 12 por nocaute, e apenas duas derrotas. Do outro lado, o baiano exibe um retrospecto de 21 lutas, 18 vitórias, duas derrotas e um empate. Esses três resultados desfavoráveis, no entanto, carregam uma dose de controvérsia, ocorrendo em disputas de cinturão.
- A primeira foi contra o mexicano Oscar Valdez, em setembro de 2021, em uma decisão contestada semanas após Valdez testar positivo para uma substância dopante.
- A segunda tentativa frustrada veio em 2022, quando Conceição perdeu por decisão para Shakur Stevenson, que posteriormente foi destituído do cinturão por estar 0,68 kg acima do peso.
- Por fim, em 2023, o brasileiro sofreu duas quedas, mas ainda assim conseguiu um empate com o mexicano Emanuel Navarrete.
Com uma motivação extra após esses reveses controversos, Conceição segue determinado a conquistar o título mundial e coroar sua trajetória repleta de superação.