Salvador pode se tornar uma das cidades anfitriãs da Copa do Mundo Feminina de 2027, com a candidatura do Brasil para acolher o prestigiado evento esportivo global. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) confirmou que representantes da Fifa realizarão uma visita técnica à capital baiana entre os dias 20 e 24 de fevereiro com o intuito de inspecionar possíveis locais para os jogos e treinamentos do torneio.
Durante a vistoria, os espaços que estarão sob análise incluem a Arena Fonte Nova, cotada como palco para os jogos, e o estádio de Pituaçu, que poderia servir como centro de treinamento. Um hotel em Salvador também será avaliado pela delegação da Fifa.
Ricado Lima, presidente da FBF, expressou confiança nas instalações de Salvador, rememorando a performance da cidade como sede durante a Copa do Mundo de 2014. Ele ressaltou a expectativa positiva para que Salvador receba jogos da seleção brasileira feminina, caso o país seja escolhido para o evento, e enfatizou o desejo de realizar um trabalho de excelência.
A visita da Fifa não se restringirá apenas à potencial participação de Salvador na Copa do Mundo Feminina. A cidade também está sendo considerada para hospedar um confronto da Seleção Brasileira masculina nas eliminatórias para o Mundial de 2026.
A Arena Fonte Nova, que é o foco das avaliações, possui um histórico de eventos futebolísticos importantes pós-reinauguração, como partidas da própria Copa do Mundo de 2014, da Copa das Confederações e dos Jogos Olímpicos de 2016, além de ter sido uma das sedes da Copa América de 2019.
A decisão da Fifa quanto às sedes da Copa do Mundo Feminina e os locais de jogos das eliminatórias masculinas contribuirá de forma significativa para o planejamento esportivo e a infraestrutura relacionada ao futebol na cidade.