Santos anuncia parceria com agência da ONU para incluir refugiados no esporte

O Santos anunciou nesta quinta-feira uma parceria com a ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados. As partes firmaram um termo de cooperação para abrir espaço aos refugiados dentro do clube.

A ideia é ultrapassar os limites do campo de futebol e apoiar iniciativas também em outras áreas – Santos e ACNUR planejam inclusão social, acesso de crianças refugiadas às escolinhas de futebol oficiais do Santos e promoção do tema em campanhas de comunicação.

A primeira ação ocorre nesta quinta, quando 11 crianças refugiadas de nacionalidades diversas vão entrar com os jogadores do Santos em campo antes da partida contra o Bragantino, às 19h15 (de Brasília), pela primeira rodada do Campeonato Paulista.

Depois, as crianças vão acompanhar o jogo ao lado dos pais, algo que o Santos pretende repetir ao longo do ano. E em fevereiro, as inscrições estarão abertas nas 60 escolas de futebol oficiais do clube.

– Como marca reconhecida mundialmente, o Santos Futebol Clube tem responsabilidade social com questões que envolvam não somente o Brasil, mas também o exterior. É preciso olhar com serenidade e sensibilidade para as histórias de vida de pessoas refugiadas. Queremos aproveitar nossa condição de O Maior Brasileiro do Mundo para, em parceria com o ACNUR, abrir as portas de nosso país para estas pessoas, para que se sintam acolhidas e respeitadas – afirmou o presidente José Carlos Peres.