O time feminino brasileiro Sub-20 iniciou os preparativos para participar do campeonato Sul-Americano. A delegação chegou em Teresópolis na quinta-feira (18), para dar início aos treinamentos direcionados para a competição que está prevista para ocorrer em abril. A equipe é formada por 27 atletas e a competição servirá como classificatória para a Copa do Mundo Sub-20, com duas equipes garantindo vaga.
Comandada pela técnica Rosana Augusto, a equipe vem realizando diversos exercícios físicos, trabalhos com bola e focando no entrosamento da equipe durante os treinamentos. Infelizmente, duas jogadoras foram desconvocadas: Giselly, que apresenta sintomas de dengue, e Grazi, que sofreu uma lesão no músculo reto femural da coxa direita. Vitória Amaral, do São Paulo, e Tayná, do Red Bull Bragantino, foram convocadas como substitutas. A rotina de treinos da equipe continuou na manhã de sexta-feira (19).
No que diz respeito ao planejamento para a competição, Rosana Augusto destaca que há um certo diferencial, dada a recente volta das atletas de suas respectivas férias. A preparação está sendo cuidadosa, reforçando a importância de entender a condição física de cada jogadora e controlar a carga de treinamentos. Já existem estratégias planejadas que serão implementadas durante o Sul-Americano, tanto em nível individual quanto em grupo. Os métodos estão sendo aplicados de maneira didática para garantir a eficácia do aprendizado de táticas para a competição.
A definição da fase de grupos da competição, que estava programada para 12 de Janeiro, sofreu um adiamento, com nova data ainda a ser anunciada. Dentro dos confrontos mais recentes, o último jogo do Brasil feminino foi contra a Bélgica, que terminou com uma derrota de 1 a 0, além de um empate de 1 a 1 com a França, encerrando o ano sem derrotas.