Sem chances matemáticas de classificação, Vitória sofre terceira eliminação em uma semana

Com o empate em 1×1 no clássico Ba-Vi deste domingo (5), o Vitória sofreu sua terceira eliminação em uma semana, deixando precocemente a Copa do Nordeste. Antes disso, o time já havia sido eliminado no Campeonato Baiano e na Copa do Brasil.

Com esse resultado, o rubro-negro perdeu as chances matemáticas de avançar para a próxima fase, mesmo faltando duas rodadas para o fim da competição. O Vitória passa a somar apenas três pontos, e mesmo que vença as duas rodadas finais, chegará a nove pontos, insuficientes para alcançar o quarto colocado, CRB, que tem 10 pontos.

O goleiro Lucas Arcanjo lamentou o resultado e falou sobre a partida: “Não era o resultado que queríamos. Claro que a gente acreditava na classificação, o grupo todo. Sabíamos que ia ser um jogo difícil, pela qualidade do time adversário. Mas a gente se impôs. Propomos o jogo quando tivemos oportunidade”.

Essa é a terceira eliminação do Vitória em apenas uma semana. No domingo passado (26), o time já havia caído na fase de grupos do Baianão, pela quinta vez seguida. Na rodada derradeira, o Vitória empatou sem gols com o Barcelona de Ilhéus, no Barradão, e encerrou sua participação em sexto lugar no estadual, sua pior colocação nos últimos cinco anos.

Na última quarta-feira (1º), o Leão sofreu mais uma eliminação, desta vez na primeira fase da Copa do Brasil. Jogando fora de casa contra o Nova Iguaçu, o Vitória tinha a vantagem do empate, mas perdeu por 2×0.

Com essas eliminações, o clube não tem mais participação garantida no mata-mata nacional no próximo ano. A única chance de classificação é se for campeão da Série B, cuja estreia está programada para a semana do dia 15 de abril, quando o Vitória recebe a Ponte Preta no Barradão.

Ainda assim, o Leão tem duas partidas a cumprir na Copa do Nordeste. Na próxima quarta-feira (8), às 21h30, o time enfrenta o Ceará em casa, e a despedida do regional está marcada para o dia 22, contra o Campinense, no estádio Amigão, em Campina Grande, na Paraíba.

Enquanto isso, a torcida do Bahia está insatisfeita com o treinador do time, o português Renato Paiva. Após o empate em 1×1 no clássico Ba-Vi, a torcida do Esquadrão protestou cantando “Ô ô ô, queremos treinador!”. O resultado virtualmente eliminou o Bahia da Copa do Nordeste, já que com apenas cinco pontos conquistados até então, o time precisaria vencer as últimas duas partidas e ainda contar com tropeços de adversários para se classificar.