No último boletim publicado pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, na quarta-feira (14), foi constatado que havia um caso positivo de varíola dos macacos em Jeremoabo, município que fica localizado a aproximadamente 87 quilômetros de Paulo Afonso.
O infectado trata-se de um adolescente, no entanto, ele reside em Antas. Nos documentos do jovem estava o endereço do pai, que mora em Jeremoabo, e, por esse motivo, houve o equívoco.
Ao perceber o erro, a Sesab publicou uma nota para informar o mal-entendido à população. Confira:
Nota Oficial
A Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Município de JEREMOABO, vem por meio desta esclarecer sobre a notícia que vem circulando e assustando a população desde o dia 15/09/2022.
A notícia trata sobre o primeiro caso de Monkeypox (varíola do macaco) em nosso Município. Há um pouco mais de um mês, um adolescente compareceu à Unidade Hospitalar do Município com sinais característicos da doença e prontamente, a Vigilância Epidemiológica foi acionada. Foram efetuados todos os protocolos orientados pela SESAB, dentre eles, a realização de coletas sanguíneas e cutâneas, prontamente enviadas para o LACEN em Salvador. Os primeiros resultados deram negativo, entretanto, na contraprova que nos foi enviada ontem (15/09/2022), deu positivo para Monkeypox.
O adolescente é residente do Município de Antas-BA. A notificação foi realizada pelo Município de Jeremoabo-BA, com o endereço do pai, que reside em nosso município, mas já foi realizado a alteração do endereço e o caso foi passado para o Município de residência do adolescente.
A Vigilância Epidemiológica daquele município já foi acionada e devidamente orientada sobre as providências a serem tomadas. Sendo assim, queremos tranquilizar a população, mas deixar o alerta, pois a doença já está circulando em município vizinho.