Maria Eduarda César, jovem surfista de Uruçuca, na Bahia, faz história ao conquistar o título de campeã brasileira geral de surf de base, na categoria sub-16. A vitória aconteceu na etapa final do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023, que ocorreu na Praia da Ferrugem, em Garopaba, Santa Catarina.
Nesse final de semana, de 12 a 15 de outubro, Maria Eduarda César, natural de Uruçuca, Bahia, conquistou um feito inédito para o estado: o título de campeã brasileira geral de surf de base, na categoria sub-16. O grande feito aconteceu durante a terceira e última etapa do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023, na Praia da Ferrugem, em Garopaba – Santa Catarina.
Maria Eduarda garantiu o seu primeiro título brasileiro por antecipação, após avançar nas primeiras baterias do Rip Curl Grom Search. Segundo informações do Portal ChicoSabeTudo, a surfista viajou com uma comitiva de atletas baianos, que incluía nomes como Gabriel Leal, Gabriel Guerreiro, Numa Liory, Miguel Cerqueira, Bernardo Bicalho, João de Jesus, Ian Rodrigues, Bia Santos, Victor Gabriel Chester e Catarina Lorenzo.
O apoio para essa viagem histórica veio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia ligada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O órgão cedeu as passagens aéreas para toda a delegação, fortalecendo o investimento do estado na modalidade esportiva.
Ao comentar sobre a conquista de Maria Eduarda, Marcelo Barros, presidente da Federação Baiana de Surf, afirmou: “O título de campeã nacional sub-16 no surf vir para a Bahia é resultado direto dos investimentos que o Governo do Estado, por meio da Sudesb, vem fazendo na modalidade nos últimos anos. A Sudesb está fazendo história e transformando o esporte baiano.”