Surfista de 16 anos morre ao surfar em área do furacão Irma

O surfista Zander Venezia, de 16 anos, morreu na terça-feira (5), durante o swell (sequência de ondas) gerado pelo furacão Irma, considerado por especialistas como o mais poderoso da década no Atlântico. De acordo com a Nasa, o Irma ocupa a categoria 5, a mais alta possível, com ventos que já ultrapassam os 280 km/h.

O jovem, que era uma das maiores promessas do esporte de Barbados, país onde nasceu, surfava uma sessão pesada no perigoso pico de Box by Box, na costa leste da ilha do Caribe, quando foi encoberto por uma onda e bateu a cabeça em corais. O garoto estava inconsciente quando foi socorrido por Nathan Florence, irmão do atual campeão mundial John John Florence, e não resistiu.

Há suspeita de que o surfista tenha fraturado o pescoço, mas as causas da morte não foram confirmadas oficialmente. Venezia chegou a ir para um hospital da região, mas já estava morto.

O fotógrafo Jimmy Wilson, que estava no local, relatou que o jovem surfava uma onda com perfeição, quando simplesmente desapareceu. A prancha de Zander foi encontrada boiando no mar, enquanto seu corpo estava submerso. "Eu fiz uma foto da sua última onda. Ele não caiu. Não temos certeza do que aconteceu", disse Jimmy Wilson à revista Stab.