A contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Paris está a todo vapor e o Time Brasil já conta com 184 atletas garantidos na disputa, marcando presença em mais de 30 modalidades esportivas. Dentre os baianos confirmados, destacam-se nomes como Ana Marcela (maratona aquática), Beatriz Ferreira, Tati Chagas, Bárbara Santos, Keno Marley, Abner Teixeira, Wanderley Pereira (todos do boxe), Isaquias Queiroz (canoagem) e Rafaelle (futebol feminino), sendo estes grandes promessas de pódio.
Nesta terça-feira, as esperanças brasileiras em Paris ganharam mais um nome: Laura Amaro, carioca prodígio do levantamento de peso. Sua performance na Copa do Mundo da Tailândia, onde levantou 253kg, garantiu-lhe um lugar entre as dez melhores do mundo na categoria até 81kg feminino. “Estou muito feliz. Agora temos as Olimpíadas de Paris na mão. Classificamos diretamente no top-10. Consegui mostrar na plataforma o resultado que sabia ter em mim”, compartilhou a atleta sobre sua qualificação.
Destaque ainda para atletas como Paola Reis, no BMX, e Guilherme Caribé, na natação,que se destacaram nos Jogos Pan-Americanos de 2023, com Reis conquistando a prata e Caribé levando três medalhas de ouro para casa. Ambos estão muito próximos de carimbar passaporte para as Olimpíadas.
Com mais eventos classificatórios no horizonte, o número de brasileiros em Paris poderá superar os 301 atletas que representaram o Brasil em Tóquio 2021, onde o país conquistou 21 medalhas, entre elas sete de ouro. Em comparação, as Olimpíadas do Rio, em 2016, viram 465 brasileiros competindo e trazendo 19 medalhas para casa, sete delas douradas.
A expectativa é grande e as possibilidades de medalhas são vastas. À medida que Paris se aproxima, o foco e a preparação desses atletas prometem trazer momentos de orgulho e emoção para o Brasil.