A seleção brasileira decidiu cortar o lateral-esquerdo Filipe Luís dos amistosos contra Panamá e República Tcheca, nos dias 23 e 26 de março. O jogador do Atlético de Madrid sofreu uma lesão na panturrilha no último dia 3 de março. O departamento médico da Seleção aguardou o maior tempo possível, mas sua recuperação não teve a evolução esperada para que ele pudesse se apresentar.
Para seu lugar, foi convocado Alex Telles, do Porto. É sua primeira oportunidade na seleção brasileira. Na atual lista, ele e David Neres, atacante que substituiu o lesionado Vinicius Junior, são os dois estreantes.
– É um jogador de 26 anos e com projeções futuras que observamos há algum tempo. Uma peça importante e de destaque dentro do Porto e que agora teremos a oportunidade de observar melhor dentro do ambiente da Seleção – disse Edu Gaspar, coordenador de seleções, sobre o novo convocado.
A opção por Alex Telles confirma a intenção de Tite de observar o maior número de jogadores antes da convocação para a Copa América, que será divulgada em maio. E também mostra que Marcelo tem pouca chance de disputar o torneio. Titular na última Copa do Mundo, Marcelo perdeu espaço no Real Madrid, se tornou reserva de Reguillón, e ainda não atuou pela Seleção depois do torneio da Rússia – foi cortado duas vezes por contusões.
No atual cenário, os escolhidos de Tite para a lateral esquerda na Copa América são Filipe Luís e Alex Sandro. Nesses próximos amistosos, Alex Telles terá a missão de tentar criar um dilema na cabeça do treinador.
Telles estará em casa, já que a partida diante do Panamá será disputada no estádio do Dragão, no Porto. A delegação brasileira se apresenta neste domingo, em Portugal, e começa a semana de treinamentos. O confronto contra a República Tcheca será em Praga.