O futebol, conhecido como esporte que une nações e desperta paixões, foi palco de uma verdadeira tragédia no sábado (20). Uma partida válida pela volta das quartas de final entre Alianza e FAS, na Série A do futebol de El Salvador, culminou em um violento tumulto que deixou pelo menos 12 pessoas mortas e outras dezenas feridas.
Confusão generalizada: Excesso de venda de ingressos culmina em violência
De acordo com dados fornecidos pela Polícia Nacional Civil do país salvadorenho, a confusão afetou aproximadamente 500 pessoas. O tumulto se iniciou por conta de um excesso na venda de ingressos, segundo Luis Alonso Amaya, Diretor do Sistema Nacional de Proteção Civil. Em meio ao caos, torcedores do Alianza demoliram o portão do setor geral, chegando a invadir o campo de jogo.
Aos 16 minutos de jogo, a partida foi interrompida abruptamente quando os torcedores nas arquibancadas, em um sinal de desespero, chamaram a atenção dos jogadores e da equipe de arbitragem. Em meio ao pandemônio, feridos foram carregados para fora de um túnel e para o campo, onde foram atendidos por médicos.
“Uma avalanche de torcedores arrombou o portão. Alguns ficaram presos embaixo das grades do túnel, outros conseguiram chegar às arquibancadas e ao campo, e estavam sufocando”, disse um voluntário do Comando de Resgate. “Não sabemos ao certo quantos estão mortos, mas são muitos, além dos espancados e sufocados”, completou.
Investigação em curso e solidariedade às vítimas
Após o episódio violento, as vítimas feridas foram encaminhadas para hospitais nas proximidades, conforme informações da Polícia Nacional Civil (PNC). O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, prometeu uma investigação exaustiva sobre os eventos ocorridos no Estádio Cuscatlán.
“Todos serão investigados: clubes, dirigentes, estádio, bilheteria, liga, federação, etc. Quem quer que sejam os culpados, eles não ficarão impunes”, disse Bukele via Twitter. A Federação Salvadorenha de Futebol, por meio de comunicado oficial, expressou seu profundo pesar pelo ocorrido e se solidarizou com as famílias dos falecidos.
O Portal ChicoSabeTudo continuará acompanhando este caso de perto e fornecerá atualizações conforme elas se tornem disponíveis.
#ÚltimaHora | Luego que el encuentro entre @AlianzaFC_sv y @CDeportivoFAS se suspendiera por la estampida en los tendidos populares del estadio Cuscatlán, las instituciones de primera respuesta trasladaron a los lesionados a diferentes centros asistenciales. #SecretaríaDePrensa pic.twitter.com/7ceRUOgorO
— Secretaría de Prensa de la Presidencia (@SecPrensaSV) May 21, 2023
La @PNCSV y la @FGR_SV realizarán una investigación exhaustiva de los hechos ocurridos en el Estadio Cuscatlán.
Todos serán investigados: equipos, directivos, estadio, boletería, liga, federación, etc.
Sean quiénes sean los culpables, no quedarán en la impunidad.
— Nayib Bukele (@nayibbukele) May 21, 2023