As duas partidas da final do Campeonato Baiano, que serão disputadas entre Bahia e Jacuipense, contarão com o auxílio do árbitro de vídeo (VAR), como já previsto no regulamento. A tecnologia não foi utilizada durante todo o estadual, mas estará presente na final, assim como tem sido desde 2019.
O regulamento da competição prevê a utilização do VAR nas partidas da Fase III – Final do Campeonato Baiano de Futebol Profissional Série A – Edição 2023. “A FBF utilizará o sistema de arbitragem assistente de vídeo, ou seja, vídeo assistant referee – VAR, e as despesas serão descontadas das rendas das partidas e lançadas nos respectivos borderôs”, afirma o regulamento.
As partidas da final, anteriormente programadas para os dias 2 e 9 de abril, foram antecipadas para os dias 26 de março e 2 de abril, respectivamente. O primeiro jogo será disputado no estádio Eliel Martins (Valfredão) e o segundo, que decidirá o campeão, será na Arena Fonte Nova. Ambos os jogos começarão às 16h.
A implementação do VAR tem como objetivo garantir uma decisão justa em lances polêmicos, auxiliando a arbitragem em situações como pênaltis, gols, cartões vermelhos e identificação de jogadores em situação de impedimento. Espera-se que a utilização da tecnologia minimize erros de arbitragem e torne a disputa pelo título ainda mais emocionante e justa para as equipes e torcedores envolvidos.