O piloto holandês Max Verstappen, que defende a equipe Red Bull e é o atual tricampeão mundial, irá iniciar a corrida de domingo na posição mais cobiçada do grid, após conquistar a pole position no Grande Prêmio da Emilia-Romagna. Este resultado foi alcançado após uma impressionante volta no circuito de Ímola neste sábado, permitindo a Verstappen manter-se à frente de Oscar Piastri da McLaren, que ficou em segundo lugar, seguido por Lando Norris, também da McLaren, em terceiro.
A segunda fila será ocupada por Charles Leclerc da Ferrari em quarto lugar, com seu companheiro de equipe, o espanhol Carlos Sainz, logo atrás em quinto. George Russell da Mercedes completará a terceira fila. Sainz, que anunciou sua saída da Ferrari no final desta temporada, comentou sobre a corrida:
“Não foi a classificação mais fácil, mas houve um bom progresso. Há uma chance de pódio se vencermos as McLarens, que é o que vamos tentar fazer”.
A conquista da pole position por Verstappen é especialmente significativa, pois marca a sétima pole consecutiva dele no Mundial 2024, e a 39ª de sua carreira. O holandês dedicou sua performance ao icônico Ayrton Senna, que faleceu tragicamente no mesmo circuito há 30 anos.
“Fim de semana muito difícil, estou feliz por conseguir a pole aqui. Não esperava, mas fizemos algumas mudanças antes da classificação. É algo muito especial, já faz 30 anos que Ayrton Senna faleceu aqui. Esta pole é uma homenagem a ele”, compartilhou Verstappen.
As condições do carro de Verstappen não indicavam uma pole fácil, tendo em vista as dificuldades de aderência enfrentadas nos treinos anteriores. Por outro lado, o desempenho de seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, foi decepcionante, o que o levou apenas à 11ª posição na grade de partida.
Enquanto isso, Lando Norris expressou entusiasmo com o seu desempenho e o de sua equipe, expressando a expectativa de continuar disputando posições mais altas nas corridas que se seguem: “Ainda temos que nos habituar a estar em posições mais altas, mas vamos tentar lutar pela vitória”.
Uma nota de preocupação veio do espanhol Fernando Alonso da Aston Martin, que começará quase no final do grid após enfrentar problemas técnicos que limitaram sua participação nos treinos livres. Com as posições de largada agora definidas, todos os olhos estarão voltados para a corrida de domingo, agendada para as 10h no horário de Brasília.