O Esporte Clube Vitória superou o ABC em uma emocionante disputa pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo ocorreu no Barradão, palco de um confronto entre o líder e o lanterna da competição, dando ao Vitória a chance de manter sua liderança. Com a estratégia certa e o talento de seus jogadores, o Leão conquistou uma vitória por 2 a 0.
A partida começou com uma surpresa do técnico Léo Condé, que optou por uma formação com três zagueiros, dando a Matheuzinho o papel de ala pela esquerda. No entanto, o Vitória começou a partida sonolento, perdendo a posse de bola no meio campo e enfrentando dificuldades para criar chances no ataque.
O ABC mostrou sua força aos sete e catorze minutos com lances que assustaram Lucas Arcanjo, goleiro do Vitória. Mas o Leão acordou e respondeu, assumindo o controle do jogo e aplicando pressão. Jogadas trabalhadas pelas laterais levaram perigo ao ABC, que lutou para manter seu gol a salvo.
As oportunidades mais palpáveis para o Vitória veio aos 20 e 25 minutos, com Yan Souto e Wellington Nem, respectivamente, mas ambas as chances foram desperdiçadas. Na reta final do primeiro tempo, a pressão do Vitória continuou, mas sem resultado no placar.
No segundo tempo, a estratégia do técnico Léo Condé de substituir Jhonny Lucas e Yan Souto por Giovanni Augusto e Gegê deu novo fôlego ao Vitória. A pressão continuou e as chances de gol começaram a surgir.
O grande momento veio aos 45 minutos quando Zé Hugo, após uma jogada bem trabalhada com Mateus Gonçalves, conseguiu fazer a bola chegar ao gol. No entanto, o verdadeiro golpe final veio nos acréscimos, aos 54 minutos, quando Giovanni Augusto, aproveitando o contra-ataque, selou a vitória do Vitória com o segundo gol.
Após o triunfo, o Rubro-Negro reassumiu a liderança da tabela, totalizando 41 pontos, mesma pontuação do Sport, que ocupa o segundo lugar devido a uma vitória adicional. Enquanto isso, o ABC permanece na última posição, com 13 pontos, seis abaixo da zona de rebaixamento.
Agora, o Leão se prepara para enfrentar o Londrina, em uma partida que será realizada fora de casa na próxima segunda-feira, às 20h. Já o ABC enfrenta o Ceará em duelo nordestino pela Série B no domingo, na Arena Castelão, às 18h.
FICHA TÉCNICA:
Vitória 2×0 ABC Série B – 21ª rodada
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 02/08/2023 (quarta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Assistentes: Michael Correira e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (ambos do RJ)
Quarto árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Cartões amarelos: Léo Gamalho, Mateus Gonçalves, Camutanga (Vitória) / Fabrício, Nathan Melo, Geovane (ABC)
Gols: Zé Hugo, Giovanni Augusto (Vitória)
Escalações:
Vitória:
Lucas Arcanjo; Zeca (Railan), Yan Souto (Giovanni Augusto), Camutanga, Wagner Leonardo e Matheusinho; Dudu e Jhonny Lucas (Gegê); Mateus Gonçalves, Léo Gamalho (Iury Castilho) e Wellington Nem (Zé Hugo). Técnico: Léo Condé.
ABC: Simão; Alex Silva, Fabrício, Genílson e Romário; Jeam Martin (Maycon Douglas), Nathan Melo (Geovane) e Matheus Anjos; Fábio Lima (Anderson Cordeiro), Evandro (Renan Bressan) e Paulo Sérgio. Técnico: Allan Aal.