O Vitória busca a primeira vitória na Série A do Campeonato Brasileiro ao enfrentar o Juventude, hoje, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Para o técnico rubro-negro, Thiago Carpini, este confronto carrega um significado especial, pois ele comandou a equipe gaúcha na temporada anterior, obtendo o acesso à elite nacional.
Após destaques no futebol paulista com Guarani e Água Santa, Carpini teve a oportunidade no São Paulo, mas sua passagem foi breve, durando cerca de três meses. Contudo, nesse período, ele conquistou a Supercopa do Brasil ao derrotar o Palmeiras, seu primeiro título em um grande clube.
Conhecimento sobre o adversário
No ano passado, o Juventude de Thiago Carpini foi um obstáculo para o Vitória na Série B, arrancando quatro pontos nos dois confrontos e contribuindo para o acesso do time gaúcho. Agora, o conhecimento do treinador sobre as qualidades e fragilidades do adversário pode ser determinante para o Leão conquistar seus primeiros três pontos no Brasileirão.
Carpini deve repetir a escalação que empatou com o Atlético Goianiense, com uma linha defensiva formada por Lepo, Camutanga, Wagner Leonardo e Lucas Esteves. No meio-campo, a trinca de volantes Luan Santos, Willian Oliveira e Caio Vinicius, enquanto no ataque, Matheusinho, Osvaldo e Alerrandro serão responsáveis pela produção ofensiva.
Confiança no grupo
Em entrevista coletiva, o volante Willian Oliveira destacou a importância do empate contra o Cuiabá para a confiança do grupo. Ele afirmou que o time tem capacidade de reverter a situação e que o técnico Thiago Carpini tem ajudado com seu discurso.
“Somar fora de casa é muito bom. Todos os jogos são difíceis, independente da equipe. Ontem mesmo o próprio Cuiabá fez 5 a 2 no Criciúma. Todos os times são qualificados. A gente sabe que vai enfrentar um adversário muito difícil que é o Juventude, que vive um momento muito bom”, concluiu Oliveira.