Em busca de reafirmar sua supremacia histórica sobre o Botafogo, o Vitória encara o time carioca pela Copa do Brasil 2023, no Estádio Nilton Santos nesta quinta-feira. O confronto, valendo pela terceira fase da competição, reforça o embate entre estas duas equipes que, até ao momento, mostram um saldo favorável ao time baiano.
O embate marca a primeira vez que as equipes se enfrentam desde 2012 quando, numa disputa eletrizante, o Vitória eliminou o Botafogo com um empate de 1×1 e uma vitória de 2×1. Retrospectivamente falando, o histórico favorece o Leão, que conta com duas vitórias e um empate nos três encontros anteriores na Copa do Brasil.
Dada a relevância da ocasião, destaca-se a expectativa em torno de Janderson, recém-chegado ao Vitória, que custou aos cofres do clube cerca de R$ 5 milhões. O atacante, em declarações recentes, expressou entusiasmo e determinação em contribuir significativamente: “O torcedor pode ficar tranquilo porque eu vim para somar e fazer bastante gols para aproximar o Vitória de seu objetivo.”
Sobre o panorama geral dos confrontos entre as equipes, independente da competição, o Vitória lidera com 17 vitórias e 14 empates em 45 jogos. Muito embora o Botafogo tenha uma vantagem nos últimos 11 anos com seis vitórias em 14 confrontos, incluindo Brasileirão e Série B. Entretanto, em jogos fora de casa como o próximo, o Vitória tem mostrado resiliência com seis vitórias e oito empates em 21 partidas.
O segundo jogo desta fase será realizado no Barradão, no dia 21 de maio às 19h. Em caso de empates consecutivos ou igualdade no agregado, a decisão avançará para as penalidades, adicionando ainda mais emoção à disputa.
A atuação do time baiano nesta fase poderá ser decisiva para conquistar não apenas uma vitória, mas uma posição de destaque na temporada de 2024. A expectativa é grande e a estratégia do Vitória será fundamental para superar um adversário tradicional e reviver os triunfos históricos.