Vitória e Cuiabá buscam primeira vitória desesperada no Brasileirão 2023

Vitória e Cuiabá se enfrentam hoje na Arena Pantanal. Únicos sem vitórias no Brasileirão, os times lutam para sair da crise e evitar o rebaixamento.

Vitória

No cenário do Brasileirão, uma competição de pontos corridos onde cada clube disputa 38 jogos, é comum que os embates decisivos ocorram próximo à reta final. Contudo, para Vitória e Cuiabá, a partida desta noite na Arena Pantanal, válida pela segunda rodada atrasada, carrega um peso diferente.

Trata-se do confronto dos desesperados. Ambas as equipes ainda não conquistaram vitórias no campeonato, com o Leão ocupando a vice-lanterna, após um empate em seis jogos, e o Cuiabá na lanterna, sem sequer marcar pontos ou balançar as redes. Com o primeiro turno entrando em sua metade, a urgência por um triunfo confere uma atmosfera singular ao duelo.

Para o Rubro-Negro baiano, um resultado positivo fora de casa pode amenizar a crise interna e externa que assola o clube. Na última partida em casa, contra o Atlético Goianiense, direção e atletas foram alvo de vaias e protestos da torcida.

Ambiente conturbado nos bastidores

Além dos resultados em campo, o Vitória vive um momento delicado nos bastidores, como não se observava há anos. Relatos internos apontam para divisões no elenco entre jogadores remanescentes da Série B e os recém-contratados, situação que se agravou após a saída do técnico Léo Condé e do capitão Zeca, referência de liderança. Expulsões sucessivas também têm ocorrido, com quatro atletas sendo expulsos nos últimos quatro jogos.

Desfalques e mudanças na equipe

Diante desse cenário, o técnico Thiago Carpini tem lidado com constantes desfalques, além de uma extensa lista de jogadores no departamento médico. Nomes como Everaldo, Mateus Gonçalves, Léo Gamalho, Bruno Uvini, Raul Cáceres, Patric Calmon e Rodrigo Andrade estão em tratamento de lesão.

Com tantas ausências, alterações no time titular são inevitáveis. Na partida contra o Cuiabá, Willian Oliveira e Léo Naldi devem formar a inédita dupla de volantes, enquanto Camutanga retorna ao lado de Wagner Leonardo na zaga. Na lateral esquerda, Lucas Esteves pode ser a novidade, devido à expulsão e lesão de PK.

No ataque, a formação que enfrentou o Atlético Goianiense, com Daniel Jr., Matheuzinho, Janderson e Alerrandro, tende a se repetir. No entanto, surpresas podem ocorrer, com os jovens Pablo Baianinho e Fábio Soares como opções vindas da base rubro-negra. Afinal, na crise e no desespero, mudanças significativas podem ser necessárias.