Vivenciando uma fase de escassez de gols na atual temporada, o Vitória está enfrentando uma seca de seus artilheiros há mais de dois meses. Os centroavantes do Leão não têm balançado as redes desde março, na última rodada da Copa do Nordeste, quando enfrentaram o Treze. Desde então, já são 11 jogos sem participações ofensivas de Alejandro, Luiz Adriano e Léo Gamalho.
No ano anterior, no entanto, a realidade de Gamalho foi distinta, sendo o artilheiro do clube, com 12 gols marcados. Mas a partir do início de 2024, o desempenho do centroavante mudou drasticamente, tendo marcado apenas um único gol, no dia 27 de março, contra o Treze, pelo Nordestão. Naquela ocasião, o jogador entrou no segundo tempo e converteu um pênalti.
Com a ausência frequente do “samurai” nesta temporada, o Vitória contratou o atual camisa 9, Alerrandro, que balançou as redes seis vezes, sendo cinco no Baianão e uma na Copa do Nordeste. No entanto, apesar do começo promissor, o atleta não marca desde 20 de março, no Ba-Vi da Copa do Nordeste, somando 11 jogos sem contribuir para o ataque.
Contratação experiente
Visando uma campanha positiva na Série A, o Vitória também trouxe o experiente Luiz Adriano, que já atuou por Internacional, Palmeiras, Milan e Shakhtar Donetsk. Apesar da boa fama, o jogador não tem sido muito aproveitado no clube, somando apenas um gol com a camisa rubro-negra, também contra o Treze.
Diante dessa escassez dos centroavantes, o Leão precisa apelar para outras peças em busca de mudar o marcador. Dos cinco gols marcados no Campeonato Brasileiro, dois foram anotados por meio-campistas, um por um zagueiro, um por um atacante e outro contra, na partida contra o Cruzeiro. Somando a Copa do Brasil, o único gol do Vitória foi feito por Daniel Jr, meia.
Dentre todos os atacantes, o único a conseguir fazer um gol para o Vitória desde abril foi Iury Castilho, que normalmente entra na segunda etapa dos jogos. Na ocasião, o camisa 7 balançou as redes contra o Vasco, na 6ª rodada do Brasileirão.
Busca pela retomada
Tentando reverter esse cenário desfavorável, o Vitória volta a campo nesta terça-feira, dia 11, contra o Juventude, atual 12º colocado, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo será no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, a partir das 19h.