A expressão “da água para o vinho” se encaixa perfeitamente na trajetória recente do Vitória na Série A do Campeonato Brasileiro. No primeiro turno, a equipe conquistou apenas 15 pontos em 19 partidas, enquanto já acumula 17 pontos no segundo turno, restando ainda oito jogos para o encerramento da competição. Esse avanço colocou o Rubro-Negro na 16ª posição geral, empatado com o Corinthians, que está na zona de rebaixamento.
Sob a liderança de Thiago Carpini, que assumiu o comando na 7ª rodada após a saída de Léo Condé, o Vitória conseguiu um desempenho muito superior nesta segunda metade, com cinco vitórias, duas igualdades e quatro derrotas, somando 51,52% de aproveitamento, quase o dobro dos 26,31% obtidos na primeira metade.
Apenas Palmeiras (24), Fortaleza (23), Internacional (22), Botafogo (21), Grêmio (20), Fluminense (19) e São Paulo (18) têm um desempenho melhor que o do Vitória no segundo turno. Abaixo do clube, o Bahia apresenta a 9ª melhor campanha, com 15 pontos, incluindo quatro vitórias, três empates e quatro derrotas, após finalizar o primeiro turno com 31 pontos e a 7ª colocação.
Os resultados recentes do Vitória colocam a equipe, sob o comando de Rogério Ceni, na disputa por uma vaga na Libertadores. O Bahia, por sua vez, não consegue vencer há duas rodadas e ocupa agora o 7º lugar, com 46 pontos, três a menos que o Internacional, que atualmente detém a última classificação para a Libertadores.