Após garantir sua vaga nas semifinais do Campeonato Baiano, o Vitória redireciona suas energias para a Copa do Nordeste, onde busca uma posição de destaque no torneio regional. Com um total de cinco pontos acumulados em quatro partidas, o clube ocupa a 6ª posição na tabela, estando apenas um ponto atrás do 4° colocado, River-PI, que se encontra na última posição que leva à classificação. O Grupo A da competição vê Sport, CRB, e Botafogo-PB compartilharem a liderança, cada um com sete pontos, seguidos de perto pelo Ceará com seis pontos, Maranhão e América-RN completam o panorama do grupo.
A estrutura da Copa do Nordeste estabelece que equipes do Grupo A enfrentem aquelas do Grupo B e vice-versa, com os quatro melhores de cada grupo avançando para as quartas de final após oito rodadas. O próximo desafio para o Rubro-Negro será contra o Itabaiana-SE, marcado para a próxima quarta-feira, às 19h, no estádio Barradão. Uma vitória neste encontro vital poderia elevar o Vitória a um total de oito pontos, possibilitando até a conquista temporária da liderança, contanto que ocorram resultados desfavoráveis a cinco equipes: Sport, CRB, Botafogo-PB, River-PI e Ceará.
O Vitória volta sua atenção especialmente ao River-PI, que enfrentará o Náutico esta terça-feira, desejando um tropeço deste. Jogos subsequentes incluem confrontos diretos para o Ceará contra o Bahia e para Sport e CRB, que enfrentam Altos e ABC respectivamente. Empates nestas partidas poderiam afetar diretamente a posição do Vitória na tabela, levando em conta também o saldo de gols como critério de desempate.
No cenário de uma derrota contra o Itabaiana, o Vitória enfrentaria um rebaixamento potencial na tabela, podendo ser ultrapassado pelo Maranhão na luta pela classificação. Para manter sua campanha na Copa do Nordeste, o Vitória ainda tem pela frente três partidas decisivas pela fase de grupos, incluindo um clássico contra o Bahia, um confronto fora de casa contra o Fortaleza, e finalmente, uma partida contra o Treze-PB no Barradão.