Vitória e Flamengo se reencontram nesta quarta-feira (24), às 20h, no Barradão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto marca o fim de um intervalo de seis anos desde o último encontro das equipes na Série A de 2018. A equipe baiana garantiu suas últimas vitórias sobre o Flamengo em 2017 e 2013, ambas no Brasileirão.
Em 2017, pela 19ª rodada da Série A, o Vitória venceu o Flamengo por 2 a 0 no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro. Sob o comando de Vagner Mancini, os gols foram marcados por Yago Felipe e Neilton. O time se apresentou com Fernando Miguel no gol; Caique, Wallace, Kanu, Ramon e Geferson na defesa; Fillipe Soutto, Yago Felipe, David, Neilton e Trellez no ataque.
O Flamengo, então dirigido por Zé Ricardo, atuou com Diego Alves; Pará, Rever, Rhodolfo e Trauco; Willian Arão, Éverton, Diego, Éverton Ribeiro, Geuvânio e Felipe Vizeu. Essa vitória foi uma das duas em nove encontros recentes entre as equipes.
A outra vitória ocorreu na Série A de 2013, durante a 37ª rodada, no Barradão, onde o Vitória venceu o Flamengo por 4 a 2. Ney Franco era o técnico do Vitória, que teve Dinei (duas vezes), Maxi Biancucchi e Marquinhos como goleadores, enquanto Wallace e Hernane Brocador marcaram para o Flamengo. O Vitória jogou com Wilson; Ayrton, Kadu, Victor Ramos e Juan; Cáceres, Escudero, Renato Cajá (Danilo Tarracha); Marquinhos, Maxi Biancucchi (Luiz Gustavo) e Dinei.
O Flamengo, comandado na época por Jayme de Almeida, entrou em campo com Paulo Victor; Digão, Wallace e Samir; Luiz Antônio, Amaral, Gabriel (Nixon), Adryan (Val) e João Paulo; Bruninho (Rafinha) e Hernane Brocador.
Segundo estatísticas do site oGol, as equipes se enfrentaram 48 vezes em todas as competições, com 29 vitórias do Flamengo, nove empates e 10 vitórias do Vitória. Em jogos no mando do Vitória, foram 22 confrontos, com 10 vitórias do Flamengo, seis empates e seis vitórias do clube baiano.
O Vitória, atualmente na 17ª colocação da Série A com 15 pontos, busca sair da zona de rebaixamento, enquanto o Flamengo é o 3º colocado com 34 pontos, cinco a menos que o líder Botafogo.