Disputando a parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro, o zagueiro Leandro Castan vê o próximo compromisso do Vasco contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, como uma final. O Cruzmaltino está na zona de rebaixamento ocupando a 18ª posição com 25 pontos, enquanto o Tricolor tem quatro a mais e está no 14º lugar.
“É mais uma final. Quando o Valentim chegou, disse que estávamos entrando para a guerra. É um jogo difícil. Temos de encostar neles. Tenho certeza que a torcida vai nos ajudar, como tem sido”, afirmou o defensor na entrevista coletiva.
Castan foi contratado pelo Vasco no início do mês de agosto e disputou três jogos pela nova casa. Com dois empates e uma derrota, o atleta se disse bastante incomodado por ainda não ter vencido nenhuma partida com a camisa vascaína.
“Eu fico p*, cara! Essa é a verdade. Não gosto de perder nem no treino. Isso me incomoda. Foi bom você falar isso. Isso me incomoda. Vim para cá para vencer jogos e não vejo a hora de vencer o primeiro”, declarou.
Para Leandro Castan, o Vasco tem feito boas partidas desde a chegada do técnico Alberto Valentim. Com tempo livre para os treinamentos desde a derrota para o Vitória, no início de setembro, o treinador tem moldado a equipe. Como gosta de ver seu time pressionando o adversário, sem dar espaço para que os zagueiros saiam jogando e sempre pedindo foco e velocidade, ele tem aprimorado a marcação por pressão nos treinamentos. Em campo reduzido, o comandante tem dividido o elenco em três times, sendo dois aliados e o outro, com menos jogadores, precisa marcar os demais, simulando a saída de jogo. Além disso, mesmo sob forte calor no Rio de Janeiro, o treinador não tem poupado o elenco de treinos intensos com correrias a todo momento. Outra característica do time do técnico são os toques rápidos. Ele demonstra não gostar que a equipe fique com a bola nos pés e costuma liberar no máximo três toques para cada jogador.
Apesar de ter tido a semana toda para treinar, Valentim ainda não montou o time titular que enfrentará o Bahia. Ele tem misturado titulares e reservas, além de colocar os jogadores sem posição definida. No entanto, ele deu sinais que gosta de ver uma equipe ofensiva em campo. Com a volta do polivalente Pikachu e sem o volante Raul, o comandante deve mandar o Vasco ao campo com: Martín Silva; Lenon, Luiz Gustavo (Henríquez), Leandro Castan e Ramon; Desábato, Willian Maranhão e Fabrício; Ríos, Maxi López e Pikachu.
Vasco e Bahia se enfrentam na próxima segunda-feira (24), em São Januário, pela 26ª rodada do Brasileirão.