Na manhã da última sexta-feira, dia 12 de maio de 2017, aconteceu em Paulo Afonso a solenidade em comemoração ao 1º ano de atuação da Operação Ronda Maria da Penha na cidade. A Operação que surgiu na capital baiana em 2015, foi criada para atender mulheres baianas vítimas de violência doméstica e familiar, que estão sobe medida protetiva de urgência.
Em Paulo Afonso, a Operação Ronda Maria da Penha atua desde 12 de maio de 2016 e conta com efetivo de 10 dez policiais militares comandados pela Ten PM Michele Santos Almeida. Todas policiais são devidamente capacitados e treinados para atender às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que estejam sob proteção do Estado baiano. A sede está localizada no Centro de Referência da Mulher.
A solenidade do dia 12 de maio contou com as presenças das seguintes autoridades: Ilmª Srª Ana Clara Moreira da Silva, Secretária de Desenvolvimento Social de Paulo Afonso, Ilmª Srª Edvalda Torres Lins Aroucha, Coordenadora da AGENDHA, Exmº Sr. Marco Antônio Jesus Barcelar, Delegado da Cidade de Glória – BA,Exmª Sr.ª Juliana fontes Barbosa, Delegada Titular da DEAM, o Cap PM Josivaldo Batista Gonçalves, representado o comandante do 20º BPM, Ten BM Izabel Gomes, representando o Comandante do 15ºGBM, Ten EB Matheus Azevedo, representando o comandante da 1ª Cia de Infantaria, entre outras autoridades.